Sem sombra de dúvidas, o cão é considerado o melhor amigo do homem, pelo fato de serem companheiros fiéis e por proporcionarem sentimentos de amor, afeto e carinho aos seus donos. O cão, assim como todo bom amigo, desejamos que estejam sempre ao nosso lado e para que isso aconteça é preciso que tenhamos cuidados especiais para com eles.
Dentre esses cuidados especiais como alimentá-los diariamente, dar água, proteção, banho e cuidados veterinários, não podemos esquecer-nos da importância da vacinação que também é fundamental para sua sobrevivência.
Aplicar vacina em cão, além de ser um lindo gesto de amor ao seu melhor amigo, também é uma forma de proteger e imunizá-lo de doenças virais que muita das vezes podem levá-los a morte, independentemente se são filhotes ou adultos.
É importante que toda pessoa que possui cães leve-os periodicamente ao veterinário para as consultas devidas, principalmente enquanto forem filhotes e sendo assim o médico-veterinário ficará a cargo de estipular o seu calendário de vacinação desde a fase filhote até a adulta.
Algumas doenças caninas além de serem perigosas para a saúde do cão, também podem ser transmitidas para o homem se o mesmo não for imunizado, como por exemplo, a raiva.
Aplicar vacina em cão não é uma tarefa fácil, alguns cães por medo podem se tornar agressivos, por isso é recomendado que essas vacinas sejam aplicadas por veterinários em ambientes preparados para esse tipo de ação.
Para vacinar o seu cão, algumas orientações são importantes:
• Os cachorros devem estar saudáveis;
• Sem febre;
• Sem diarreia.
Caso contrário, o organismo do cão pode não corresponder totalmente à vacinação, por isso é importante que qualquer problema de saúde com o mesmo, seja informado ao veterinário antes da aplicação da vacina. Vale ressaltar que cães filhotes devem ser vacinados após 45 dias de nascimento.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário