Assim como as crianças, animais de estimação também engolem objetos com facilidade – tais casos são mais comuns nos ambulatórios de hospitais veterinários do que muitos imaginam. Sabendo disso,aprenda como agir diante dessa emergência e cuide para que isso não ocorra em seu lar.
Atendimento rápido
Em qualquer emergência médica, o mais importante é manter a calma. Se você viu o animal engolindo algo estranho, tente identificar o que ele ingeriu e, rapidamente, leve-o ao veterinário com essa informação. No hospital, o veterinário pedirá alguns exames de imagem como o raio-X e o ultrassom, se necessário, tudo com o objetivo de tentar identificar o que o animal comeu e onde está o objeto.
Quanto antes ele for atendido numa estrutura hospitalar, mais rápido será o diagnóstico e a retirada do objeto. Nos principais hospitais veterinários existem serviços de endoscopia que auxiliam muito no tratamento. Com um pequeno endoscópio com uma câmera na ponta, é possível retirar o objeto ainda no estômago por meio de pinças especiais.
Com a evolução da medicina veterinária, o procedimento tornou-se menos invasivo e o animal pode ir embora para casa apenas com uma medicação para proteger o estômago. Porém, em alguns casos, o objeto pode ter caminhado até o intestino, sendo necessária a intervenção cirúrgica, que requer maiores cuidados no pós-operatório e uma internação.
Como prevenir?
Retire objetos de risco do ambiente frequentado pelo animal e coloque itens próprios para animais, como, por exemplo, brinquedos de borracha à venda nos pet shops. Espalhe-os no ambiente para que seu amigo possa brincar e não tenha interesse em abocanhar outros utensílios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário