Uma prática bastante interessante, já disseminada no exterior, chega ao Brasil: animais de estimação acompanhando seus donos em seus locais de trabalho!
Desde o fim do ano passado, a Google, uma das multinacionais mais cobiçadas no mercado de trabalho, passou a permitir a permanência de cães junto com seus donos em seus escritórios brasileiros. A prática já era liberada em todos os escritórios da Google pelo mundo, mas é recém-chegada no Brasil. A permanência, no entanto, está sujeita a algumas regras: os peludinhos devem ser carregados pelos seus donos ao adentrarem os elevadores (cães de médio e grande porte, portanto, ainda não tem acesso ao benefício!) e não circulam livremente por banheiros e refeitórios.
Além da Google, outras empresas, especialmente na cidade de São Paulo, tem aderido à iniciativa, muitas vezes instituindo o dia do cãozinho no escritório. A prática parece ser bem aceita e os benefícios do contato próximo com um animal de estimação tais como o espalhamento de alegria e afetividade, além do alívio de tensão e ansiedade, tem sido prontamente reportado por funcionários.
De fato, segundo uma pesquisa publicada em 2006 (Perrine & Wells, Ahthrozoos, v.19, n. 1, 65-78) ambientes de trabalho onde animais de estimação estão presentes, cães e gatos, são mais positivamente percebidos pelos seus frequentadores (ex: são vistos mais interações sociais e funcionários menos ocupados). Por outro lado, a pesquisa também demonstrou que esses locais podem ser percebidos como menos limpos e profissionais. Assim, é melhor caprichar na limpeza e nos serviços prestados para que a culpa não recaia nos peludinhos e eles possam continuar a espalhar alegria e integração em tantos outros locais de trabalho!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário