domingo, 16 de agosto de 2015

Gravidez psicológica em cadelas ou pseudociese: diagnóstico, sintomas e como tratar

 

A gravidez psicológica ou pseudociese (pseudo = falso, kyesis = gravidez) é um distúrbio hormonal que a cadela pode apresentar depois do cio. É chamada de psicológica, mas é uma patologia. São alterações hormonais provocadas pelo cio que detonam a falsa gravidez em que o corpo do animal se prepara para abrigar os filhotes, e o comportamento muda de uma forma radical. Frequentemente, ocorre em cadelas que nunca cruzaram e que já passaram por mais de um cio.

A pseudociese se caracteriza por um fenômeno clínico que a fêmea não prenhe apresenta comportamento de gestante, hiperplasia mamária com secreção láctea e mimetização de trabalho de parto.

A doença é ocorrente em cadelas intactas que ciclam, é referente à fase lútea sem gestação, ou seja, quando a concentração sérica de progesterona permanece elevada apesar da ausência de prenhez, que resulta no desenvolvimento das glândulas mamárias e ganho de peso. Em consequência da ação da prolactina há estímulo da lactação e comportamento maternal.

Nas cadelas a doença é causada pela queda da concentração de progesterona séria associado ao término da fase lútea, causando aumento na concentração de sérica de prolactina, do mesmo jeito que ocorre no parto.

Há ovulação espontânea por parte do animal, que reinicia uma longa fase lútea, assim é fenômeno comum para cadelas em ciclos, podendo ocorrer também após a administração de progestágenos exógenos e após ovariectomia realizada durante o diestro. Em gatas é raro acontecer à pseudociese, pois elas devem ser induzidas à ovulação.

Os animais acometidos apresentam o comportamento materno, como organização de ninho, adoção de objetos inanimados ou outros animais, hiperplasia da glândula mamária e galactorréia, ganho de peso, distensão abdominal, corrimento vaginal mucóide, inquietação, anorexia e vômitos.

O diagnóstico é dado coma avaliação através da anamnese e também nos achados físicos em cadelas não prenhes e gatas ao final do diestro.

Sintomas da gravidez psicológica em cadelas:
falta de apetite;
certa agressividade;
carência;
mamas inchadas e cheias de leite (o que pode gerar infecção);
preparação de um ninho para receber os filhotes e adoção de um objeto para cuidar e proteger.
A única forma de evitar a gravidez psicológica é com a castração do animal. Os outros métodos são paliativos.
Fonte: www.cirurgia.vet.ufba.br/arquivos/docs/eventos/16.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário