terça-feira, 7 de julho de 2015

Gatos também têm gripe? Saiba mais...



No inverno os bichanos também sofrem com doenças respiratórias,bronquites alérgicas e dores ocasionadas por doenças articulares. O problema mais comum é a Doença do Complexo Respiratório Viral Felino, que é parecida com uma gripe.

Os principais sintomas são espirros, conjuntivite, secreção nasal e, nos casos mais graves, lesões na boca, febre, perda de apetite, tosse e desidratação. “Os gatos param de se alimentar porque não conseguem sentir o cheiro da comida por causa da secreção nasal. Sem comer, os sintomas se agravam e podem evoluir até para pneumonia”, diz a veterinária Ale xandra Ferreira Caridade, do Centro de Atendimento e Terapia para Gatos (CAT) - RJ. Os filhotes são os mais afetados pela forma severa da doença, pois têm o sistema imunológico pouco desenvolvido.

A causa principal da doença é a contaminação por vírus (Herpesvírus ou Calicivírus) ou por bactéria (Chlamydia trachomatis), o que determina como ela se manifestará. A transmissão ocorre pelo contato do gato doente com outro sadio, geralmente pelo espirro, sendo comum em gatis com muitos animais.“A única maneira de prevenir é a vacinação anual, além de evitar o contato com outros animais que possam estar doentes. Se gatos vacinados contraírem a doença, será mais sutil, não evoluirá para algo grave”, diz Alexandra.

O tratamento depende dos sintomas clínicos e inclui soroterapia para combater a desidratação, antibiótico, colírio para conjuntivite e úlcera de córnea, além do reforço da alimentação com dietas balanceadas hipercalóricas.


Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário