É importante saber como é o aspecto normal das excretas da calopsita. As fezes de calopsitas saudáveis devem ter duas partes, uma verde e outra branca, e algum líquido que seria o correspondente à “urina” – parte líquida das excreções das aves.
Mudanças na dieta, como fornecimento de legumes ou frutas, podem mudar a aparência do excremento.
Em caso de dúvida, procure um veterinário especializado em aves para descobrir e tratar a causa da diarreia.
Conhecer o aspecto normal das fezes da sua ave pode parecer um tanto nojento, mas é fundamental para o proprietário saber se a saúde de sua calopsita vai bem. As aves possuem uma cloaca, por onde excretam as fezes e uma parte líquida, que poderia ser comparada à urina. Quando fornecemos algum elemento novo na dieta, como verduras, frutas ou legumes, o aspecto das fezes será diferente. Alface, tomate, abacate e brócolis são vegetais que causam diarreias nas calopsitas.
(Fezes de ave com aspecto normal
Acervo Pessoal)
As fêmeas que estiverem chocando também apresentam fezes em maior quantidade, e isso é absolutamente normal.
No entanto, se a diarreia ocorrer em sua calopsita, é sempre importante procurar um veterinário especializado em aves para diagnosticar o problema.
Podem ser necessários exames de fezes para ajudar a esclarecer a causa e somente o médico saberá qual a melhor forma de tratar em relação aos medicamentos e possíveis mudanças na dieta e no manejo.
(Imagem: Acervo pessoal)
A diarreia em aves pode ter diversas causas:problemas do trato digestivo e órgãos como o fígado e pâncreas e até mesmo de origem urinária.
Ainda, doenças infectocontagiosas causadas por bactérias ou protozoários podem ser os motivos das diarreias.
A coccidiose é uma doença causada por um protozoário. Causa diarreias com sangue, emagrecimento, perda de apetite e pode levar a ave à morte devido a grave inflamação causada no intestino.
Lembre-se sempre: para boa saúde de uma calopsita, a higiene é fundamental!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário