segunda-feira, 8 de junho de 2015

Diferença entre miniaturas e anões


Pets pequenos podem ser anões. Entenda a diferença entre miniatura e nanismo


A miniaturização é um processo de seleção genética artificial feito pelos criadores de cães e gatos, em que os menores exemplares de uma ninhada são selecionados e cruzados entre si, na intenção de promover o surgimento de exemplares cada vez menores, os chamados minis. “Essa seleção acontece tanto na criação de gatos como na de cães e não proporciona necessariamente animais mais frágeis, já que essas miniaturas podem ser tão ou mais saudáveis que os exemplares maiores”, opina Alessandra.

Ainda segundo a veterinária, para saber se um cão apresenta ou não nanismo, é necessário realizar um exame que indica a quantidade de hormônio de crescimento. “Muitas raças consideradas pequenas, como o chamado Persa teacup ou Minipersa, apresentam quantidade adequada de hormônio e não são anões”, explica. Segundo Ricco, há uma grande diferença entre um cão micro e uma não. “Os microcães são pequenos, porém proporcionais. É considerado anão apenas o animal que possui membros atrofiados, portanto, desproporcionais”, conta.

Você sabia?
Segundo Alessandra Martins Vargas, da Endocrinovet, algumas raças têm propensão ao nanismo. “Pastor Alemão, Pinscher e Weimaraner são as raças mais afetadas. É uma doença rara, porém com mais continuidade em cães que em gatos”, revela.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário