sábado, 25 de abril de 2015

Seu cãozinho não para de latir? Reclamações dos vizinhos, multa de condomínio e você já não sabe mais o que fazer


Reclamações dos vizinhos, multa de condomínio e você já não sabe mais o que fazer porque seu cãozinho não para de latir? Realmente, esse pode ser um problema frequente para quem tem um cachorro. Mas, como resolver?

Bom, antes de entrar em desespero e encher o pet de broncas, é preciso saber o motivo de tanto barulho. Muitas podem ser as causas da vocalização excessiva dos peludos. Cães ansiosos, muito ativos e que passam muito tempo ociosos podem estar latindo demais por terem muita energia concentrada. Ou seja, precisam de mais exercícios e atividades. Broncas, nesse caso, podem aumentar a ansiedade e, consequentemente, os latidos.

Passeios diários, de pelo menos meia hora, e brincadeiras com bolinhas podem ajudar a gastar toda essa euforia. E, quando o cão estiver sozinho, procure deixar muita diversão para ele nem se lembrar de latir. Ossos comestíveis, brinquedos em que se coloca ração e petiscos, ou mesmo espalhar essas recompensas pela casa, deixam o melhor amigo entretido, menos ansioso e entediado por estar sozinho.

Mas, existem alguns cães que latem para defender seu território e, por conta de outros animais, pessoas, carros e outros estímulos que ele fica assistindo o dia todo. Nesses casos, muitas vezes, só de restringir a visão do peludo a tudo isso já é o suficiente para acabar com os latidos. Se possível, tampe o portão ou sacada de uma maneira que o peludo não veja tanta movimentação e fique menos irritado.

Fique atento também para você não ser o grande responsável por seu cão aprender a se comunicar latindo em excesso. Muitos peludos aprendem com o próprio dono que latir sem parar é a melhor maneira de ganhar o que quer ou simplesmente atenção, mesmo que em forma de bronca.

Quando, por exemplo, uma bolinha vai para debaixo do sofá e o cão late insistentemente e você pega o brinquedo, ele entende que a maneira de conseguir o que quer é latindo. Ou mesmo quando está conversando e seu amigo insiste com latidos e você cessa a conversa, mesmo que para corrigi-lo, mais uma vez você pode reforçar esse comportamento. Muitas vezes, o melhor é ter um pouco de paciência e ignorar esses pedidos, e só dar atenção quando ele parar de latir.

Algumas bronquinhas podem ajudar a silenciar o amigo. Borrifar água no focinho na hora do latido, um barulho inesperado com uma lata cheia de moedas ou uma biribinha no momento em que ele começar a reclamar podem extinguir o problema. Mas, o ideal é sempre consultar um adestrador e especialista em comportamento animal, para identificar os reais motivos dos latidos e avaliar se realmente é necessário utilizar uma bronca e qual seria a mais indicada. Porque, como foi dito, a bronca mal utilizada pode ser entendida como atenção pelo seu bichinho, e deixá-lo mais ansioso ou mesmo perder o efeito.

Conhecer o que leva o melhor amigo a ficar tão barulhento, educá-lo utilizando as estratégias e ferramentas corretas é o que vai ajudar a extinguir os latidos e a trazer de volta a harmonia entre você e os vizinhos.

Fonte: Pet Center Marginal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário