quinta-feira, 9 de abril de 2015

Sarcoptes, Demodex e Otodectes: O perigo invisível do ácaro para seu pet



Como pode um pequeno ser, invisível aos nossos olhos, causar tamanho estrago nos pets? Pois então, os ácaros são um perigo para os bichinhos e os transtornos são muitos. E se está calor então, os ácaros ficam bem mais ativos.

E olha que dependendo do tipo de ácaro, temos uma disseminação maior nos meses mais quentes. Ainda em março, por exemplo, há relatos de muitos casos. 


 Odor forte?

O cheiro forte que muitos donos sentem – e relatam como insuportável – pode ter ligação indireta com o ácaro.

Se surgirem infecções secundarias, podemos ter um odor muito forte por causa de uma levedura que cresce nas lesões. Ela pode causar um cheiro mais forte. 

Alguns sinais que podem indicar que seu cãozinho está com ácaro

perda de pelo sem motivo;
sangramento de várias escoriações na pele e fissuras;
casquinhas na pele;
ficar mordendo entre os dedos da patinha;
pele avermelhada;
pele inchada e;
odor desagradável

Lembre-se de que todos os cães possuem uma quantidade de ácaros em seu corpo, como qualquer animal. O surto acontece quando o sistema imunológico canino está fraco e não consegue repelir a multiplicação de ácaros.





Sarcoptes Scabiei


Demodex canis



Existem três tipos mais comuns: sarna demodécica, causada pelo ácaro Demodex canis, sarna sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei e sarna otodécica, causada pelo ácaroOtodectes cynotis.

Os Riscos
A Sarna Sarcóptica ou Escabiose (ácaro Sarcoptes scabiei), perfura a pele de cães e gatos formando túneis, provocando muita coceira e algumas vezes infecção da pele. É altamente contagiosa e pode acometer os humanos.

A Sarna Demodécica ou Sarna Negra (ácaro Demodex canis), é microscópico e normalmente está presente na pele canina saudável, próximo aos folículos pilosos. É uma doença que depende de fatores como estresse, estado imunológico e genética. Estes fatores desencadeiam o aumento do número destes ácaros levando a lesões com queda de pelo e vermelhidão da pele.

Por fim, a Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido (ácaro Otodectes cynotis) fica na superfície da pele dos condutos auditivo se alimentando de restos celulares. Causa coceira intensa, balanço de cabeça e arranhões nas orelhas devido as coceiras. A confirmação do diagnóstico de sarna deve ser feita pelo Médico Veterinário, pois existem doenças com sintomas semelhantes.


Tratamento e Prevenção
Em caso de suspeita de sarna procure um Médico Veterinário para que seja feita uma avaliação e orientação quanto ao tratamento adequado. O diagnóstico é feito com um exame simples chamado "raspado de pele" para observar no microscópico a presença dos ácaros.
Sarna Sarcóptica ou Escabiose

Como ela é contagiosa entre animais e seres humanos, evite o contato com o animal infectado até que sua saúde se restabeleça após o tratamento, acompanhado pelo Médico Veterinário.

Deve-se utilizar luvas para manipular o animal doente. Recomenda-se lavar os tapetes, panos e roupas utilizados por esses animais com água quente.
Sarna Demodécica ou Demodicose

É hereditária, ou seja, transmitida pela mãe aos filhotes. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida será a recuperação evitando uma infecção de pele grave. Quanto mais o diagnóstico e tratamento forem adiados, mais demorada será a recuperação do cão.

A Sarna Demodécica não é contagiosa para humanos, não tem cura no animal, mas tem tratamento e controle. O animal, sob acompanhamento do Médico Veterinário, pode levar uma vida normal.
Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido

É contagiosa entre animais, recomenda-se separar o cão doente até sua cura. Mesmo após a cura, o cão pode se reinfestar quando entrar em contato com outro animal que estiver com a sarna otodécica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário