segunda-feira, 13 de abril de 2015

Cães que brincam pouco se tornam mais ansiosos e agressivos, diz estudo



Um em cada cinco tutores divertem seus cães seis vezes por dia

E quanta felicidade é chegar em casa com alguém nos esperando no portão. Tão bom quanto isso, é presenciar esse alguém saltitando de alegria com a nossa presença, parecendo dizer “vem cá, que bom te ver”. Os cães são bem mais que melhores amigos. É, e toda essa receptividade e amor não pode ser deixada de lado, precisa ser recíproca, então, que tal levá-los para brincar? Acredite, os cães podem se tornar mais ansiosos e agressivos por falta de brincadeira.

Um estudo feito com quatro mil tutores revelou que existe uma ligação entre tempo limitado para brincar e problemas comportamentais, como nervosismo ao ficar sozinho, desobediência e agressividade com outros animais.

Os pesquisadores dizem que ainda não podem afirmar com certeza de que a falta de brincadeira é a grande culpada, mas reforçam a importância das brincadeiras como um estímulo intelectual vital, além de ser uma atividade física.

Feito na Universidade de Bristol, no Reino Unido, o estudo mostrou que apenas um em cada cinco tutores brincam com seus cachorros seis vezes por dia. Metade deles brincam de duas a três vezes, e 10% brincam apenas uma vez por dia.

Se você não disponibiliza muito tempo para divertir seu cachorro, aproveite o tempo livre e leve-o para passear. E as brincadeiras podem ser as mais variadas: atacar uma bolinha para o cachorro buscar, mostrar brinquedos barulhentos ou correr atrás dele.

Fonte: Portal do Dog (Por Karina Sakita), 
adaptado pela equipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário