Você sabia que os cães– apesar de todo aquele pelo – podem sofrer queimaduras de pele igual aos humanos? Não é só isso. É necessário tomar cuidado com as altas temperaturas do verão para que seu cão atravesse essa estação de forma mais agradável – também por causa de todo aquele pelo.
Para evitar queimaduras nas patas, a indicação é passear com os cachorros antes das 8 horas ou depois das 20 horas. Experimente andar descalço na calçada para ver o que eles sentem em dias de calor. Cães de pelo curto e muito branco também requerem cuidados, como protetores solares ou até mesmo roupas para evitar queimaduras na barriga, por causa da radiação que reflete no chão.
Diferentemente dos humanos, os cães não suam, um mecanismo para manter equilibrada a temperatura do nosso corpo. Eles “suam” pelas almofadinhas das patas e pela língua. Por isso, o tempo quente gera problemas respiratórios para eles, principalmente os de focinho curto, como os das raças pug, shitsu e buldogue. O calor pode levar a alterações respiratórias e, nas situações graves, à morte do animal.
Em casa, os cuidados podem ser realizados com bolsa de gelo, ventiladores e ar-condicionado ligados (nunca no máximo). Não se esqueça de trocar constantemente a água do seu animal.
Com as altas temperaturas, muitos animais de rua passam sede. Nessa época, dê água para um cachorro que não tem dono. Basta colocar um potinho de água limpa na calçada, em frente à sua casa, por exemplo. Você vai ajudar mais do que imagina.
Fonte: Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário