Ensinar truques ao cachorro é o sonho de todos os donos de cães, mas você deve começar com a obediência básica. Seu cão deve saber os comandos básicos de obediência (sentar, deitar, calcanhar, de pé e vir), antes de tentar qualquer tipo de treinamento de truques. Uma vez que você domine estes comandos, é possível desenvolver cada um dos três truques simples a seguir, a partir dos comandos básicos.
Implorando
- Este truque é melhor ensinado pela primeira vez com o seu cão sentado em um canto da sala, e você em pé na frente dele. Desta forma, o canto apóia seu cão e não o deixa cair.
- Usando alimentação, segure-a acima do seu cão e incite-o a alcançar e pegar a porção. Progrida lentamente, cada vez incentivando o cão a subir mais alto.
- Assegure-se de que seu cão mantém os quadris no chão. Use uma guloseima para encorajá-lo a colocar o peso sobre os quadris - isto o ajudará a manter o equilíbrio.
- Depois que seu cachorro estiver se equilibrando bem no canto, mova-o lentamente para fora e tente o truque. Haverá alguma regressão quando o cão perder o apoio das paredes, prossiga lentamente até que o cão alcance a perfeição.
Cumprimentando
Dizendo "Não" Com A Cabeça
- Comece com o seu cão na posição sentado.
- Dando o comando verbal "cumprimento", estenda sua mão direita até que esteja a poucos centímetros à frente da perna direita de seu cachorro. Sua mão estendida é a deixa não verbal para este truque.
- Usando a sua mão esquerda, empurre ou cutuque suavemente a perna direita do seu cão para a frente, até que ela repouse em sua mão direita. Elogie.
- Após praticar várias sessões, lentamente tente reduzir a quantidade de estímulo (da sua mão esquerda), até que somente o comando verbal ou não verbal sejam necessários.
Dizendo "Não" Com A Cabeça
- Comece com o seu cão na posição sentado.
- Você vai precisar descobrir alguma coisa que faça seu cão a abanar a cabeça naturalmente. Soprar suavemente na orelha, fazer cócegas na orelha com uma pena, ou prender levemente um clipe em uma das orelhas, são algumas coisas que podem funcionar. Não cause dor ao seu cachorro.
- Uma vez que você tenha descoberto um método que faça seu cão a abanar a cabeça, decida sobre uma dica verbal e uma não verbal que você queira utilizar. "Cabeça" juntamente com encolher os ombros é uma boa idéia. Não use a palavra "não" porque é provável que você utilize esta palavra quando ralhar com o cachorro, e isto dará lugar a confusões.
- Utilizando ambas as pistas, estimule o cachorro a abanar a cabeça. Recompense, mesmo que seja apenas um pequeno movimento.
- Faça uma pequena pausa, e tente novamente. Não repita o truque mais de cinco vezes em uma sessão.
- Por fim, tente sinalizar apenas com o sinal verbal ou não verbal, bem como sinalizar nas posições em pé e deitado.
Por: Teresa Carvalho
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário