segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Cães idosos: 5 doenças do cão idoso, segundo avaliação do site PetMD.com, que é bom você conhecer.



A vida passa depressa, especialmente para os cães. Aquele filhote brincalhão que você trouxe para casa há poucos anos já não é o mesmo e parece ter amadurecido num piscar de olhos. Felizmente, a medicina veterinária tem avançado significativamente de maneira a dar maior qualidade de vida aos nossos amiguinhos. Identificar cada vez mais cedo alguns dos problemas de saúde mais comuns associados com o envelhecimento em cães é um desses avanços.

Quando é que o meu cachorro é considerado “sênior” ou idoso?
Embora o senso comum diga que cada ano de um cão equivale a 7 anos de idade dos humanos, a verdade é que a proporção de envelhecimento dos cães varia de acordo com seu tamanho. Raças gigantes, como o dog alemão, podem ter uma expectativa de vida de menos de 10 anos, enquanto que um chihuahua pode viver mais de 18 anos. Uma regra mais específica é que um cachorro pode ser considerado um idoso quando sua idade está dentro dos últimos 25% da faixa etária considerada a expectativa de vida para sua raça ou porte físico.

Aqui estão cinco doenças do cão idoso, segundo avaliação do site americano PetMD.com que é bom você conhecer.

1. Doença degenerativa articularEssa é uma doença da articulação que anda de mãos dadas com o envelhecimento, uma vez que a cartilagem que protege as superfícies articulares se desgasta com o tempo. Embora esse processo não possa ser revertido, os donos têm diversas ferramentas à sua disposição para reduzir o impacto do envelhecimento nas articulações e a artrite em cães.

Primeiro, certifique- se de que seu animal de estimação está em um peso saudável, pois cães acima do peso sobrecarregam suas articulações. Isto tem um efeito sobre cães de todas as raças e tamanho. Em segundo lugar, leve seu cão para fazer exames regulares para detectar os primeiros sinais de doença articular. Também é bom que você conheça os sinais da doença (relutância em subir escadas, rigidez, e mancar, por exemplo).

2. Doença periodontalUma das condições mais diagnosticada em cães idosos é a doença periodontal, que é causada pelo acúmulo de placa bacteriana nos dentes e ocorre em todas as raças e tamanhos de cães. Se não for tratada, a doença pode levar o animal a sentir dor e perder os dentes. Além disso, as bactérias chegam à corrente sanguínea e podem danificar órgãos como o coração, pulmão, rins e fígado.

A profilaxia dentária realizada pelo dono do cão, como escovar os dentes e outros cuidados dentais, podem ajudar a reduzir o tártaro nos dentes. Uma vez que a doença periodontal já esteja instalada, será necessário tratamento na clínica veterinária, com o cachorro anestesiado. Comece a cuidar cedo dos dentes do seu cachorro, antes que a doença periodontal se desenvolva de maneira grave.

3 . ObesidadeMais de 30% dos cães no Brasil e 50% nos Estados Unidos são classificados comsobrepeso ou obesidade. E muitos tutores não percebem isso! Pior ainda: os cães com excesso de peso são suscetíveis a uma série de problemas secundários, como doenças articulares, diabetes e doenças respiratórias.

Exercícios e controle da ingestão de calorias são as chaves para manter o peso ideal de um animal de estimação. Cães idosos muitas vezes são menos ativos do que seus colegas mais jovens e têm diferentes necessidades calóricas. Dietas específicas para os idosos podem ajudar a fornecer nutrientes equilibrados, muitas vezes com diferentes proporções de gordura e proteína do que você encontraria em um alimento para cães adultos. Exercícios suaves regulares são benéficos até mesmo para cães com problemas de saúde. Consulte o seu veterinário para chegar a uma dieta e um plano de exercícios adequados ao seu amigo velhinho.

4 . HipotireoidismoCães que continuam acima do peso, apesar de estarem seguindo um plano de emagrecimento determinado pelo veterinário, podem estar sofrendo de hipotireoidismo. Trata-se de uma doença comum em cães, que deixa o metabolismo lento, assim como acontece com os humanos. Felizmente, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado com um simples exame de sangue e responde rapidamente à medicação.

5 . Câncer

Infelizmente, os cães são suscetíveis a muitos dos mesmos tipos de câncer observados em humanos. O câncer nos ossos, linfoma e melanoma são apenas algumas das neoplasias comumente diagnosticadas em cães. Embora haja um forte componente genético em algumas raças de cães, como golden retrievers e boxers, o câncer pode se desenvolver de forma espontânea em qualquer raça. O diagnóstico precoce é a chave para uma sobrevida maior e até a cura do câncer do cão. Por isso, não ignore a necessidade da realização de exames de sangue e imagem que devem ser solicitados pelo veterinário em consultas de rotina anualmente.

Posted by :Paula Dias

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário