Olá pessoal, chegou o grande dia de virar um grande conhecedor do universo que envolve o Canário belga. Assim como seu nome indica, eles são animais originários da Bélgica.
Os Canários Belgas pertencem à família dos Fringilídeos e geralmente mede entre 14 e 15 centímetros, esta medida é da ponta do bico à extremidade da cauda. A cabeça é sempre pequena e estreita, eles têm pernas longas, peito arredondado e bem cheio. A sua plumagem é compacta e lisa, sem frisos e quase sempre amarela.
Nota Importante
“Como o Canário Belga é um animal de origem estrangeira, a sua criação não necessita de autorização do Ibama.”
O Canário Belga é um pássaro que quase não dá trabalho. Ele precisa de muito pouco espaço para viver e pode ser criado em cidades e zona rural naturalmente.
Os cuidados são naturais, ainda mais por se tratarem de animais tão pequenos e frágeis. Se você pensa em ter mais um Canário Belga, o ideal é que você busque um viveiro para acomodá-los, você pode deixar os casais em gaiolas separadas se achar necessidade.
Caso você pense em ter apenas um pássaro, uma gaiola já basta. As gaiolas mais aconselhadas são as de arame galvanizado, certamente você as encontrará facilmente no mercado.O Canário Belga
Alimentação
A alimentação dos Canários Belgas é muito fácil, além da comida própria para pássaros, eles adoram praticamente todas as verduras, legumes, frutas e muitos outros alimentos, Confiram quais são os mais indicados e quais evitar a seguir:
- Escarola
- Almeirão
- Almeirão Roxo
- Chicória
- Talos de agrião
- Rúcula
- Couve
- Mostarda
- Jiló
- Milho Verde
- Cenoura
OBS: Você deve ter em mente que não são todos os Canários que gostam de todos esses produtos, você deve variar até descobrir por quais ele mais se interessou. Você deve higienizar bem tudo que for oferecer para seu pássaro, é a única forma de protegê-los do excesso de agrotóxicos e pesticidas.
Ovo Cozido
Certamente o ovo cozido é um grande aliado dos criadores de Canário Belga na hora da alimentação principalmente dos filhotes. A indicação do ovo cozido foi feita por criadores experientes e também por veterinários.
Você pode fazer uso até mesmo da casca do ovo, basta que você limpe, torre e em seguida moa bem a casca. A melhor maneira de fazer isso é utilizando o forno do fogão para torrar e um liquidificador para triturar bem.
A quantidade ideal que você deve oferecer para seu pássaro é 1/2 ovo cozido uma vez por semana. Tome muito cuidado para não deixar o ovo na gaiola por mais de 12 horas. Depois deste tempo ele pode azedar.
Frutas
Elas são outras aliadas eficientes na composição alimentícia dos Canários Belgas. Vejam quais são as mais indicadas e fique bem atento para as frutas que fazem mal:
- Amora
- Banana
- Cajá
- Goiaba
- Maçã
- Mamão
- Manga
- Pêra
OBS: Jamais dê abacate e frutas cítricas como laranja e limão. Estas frutas têm nutrientes que podem causar problemas graves na saúde do seu pássaro.
Reprodução
Chegou o momento de ficar por dentro da reprodução do Canário Belga. Nesta época de reprodução os casais devem ser isolados de outros pássaros e as gaiolas devem ficar de preferência com suas laterais vedadas.
Quando a fêmea estiver pronta para acasalar, ela vai começar a puxar os fios do ninho e se movimentar intensamente, batendo as asas. Neste período o casal vai começar o clássico namoro e depois de uns dois ou três dias você pode juntar o casal.
O índice de recusa é muito baixo e as brigas não são raras caso isso aconteça, você deve separá-los e buscar um novo par. A melhor hora para colocar o macho na gaiola é durante o período noturno, pois é justamente neste período que ocorre grande parte das fecundações.
Quanto custa?
Como estamos falando de um pássaro muito desejado em todo o solo brasileiro, certamente a variedade de preço é enorme. Tudo será levado em conta para saber o preço do Canário Belga.
Atualmente você encontrar o Canário Belga com preço variando entre R$ 30 e R$ 120, tudo vai depender da região em que você mora. A melhor forma de encontrá-lo é nos petshops, mas na internet existem diversos anúncios deste pássaro também.
Então é isso galera, nós esperamos que vocês tenham aprendido muito sobre este famoso pássaro e quem pensava em ter um, agora certamente sabe como cuidar e muitas outras coisas importantes.
Antes de sair deixe-nos um comentário e compartilhe da sua opinião conosco. Seu comentário vai servir para melhorar o site e deixá-lo cada dia mais agradável para receber a sua visita!
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário