A pancreatite é uma inflamação do pâncreas, pode ocorrer de forma aguda (rápida) ou crônica, causa muita dor e pode levar um cão ou gato à morte. Essa condição pode ocorrer nos cães e gatos, principalmente os maisidosos, obesos, como uma consequência ou causa de diabetes.
O pâncreas é um órgão fundamental do sistema digestivo e endócrino: é o responsável pela produção de insulina, que regula os níveis de glicose e tem papel fundamental na digestão das gorduras dos alimentos.
Nos humanos, a principal causa de inflamação do pâncreas é o alcoolismo. Já entre os cães, outros motivos que podem levar a essa condição, sendo o principal deles os elevados níveis de gorduras na dieta e a obesidade causada por alimentação inadequada.
(Imagem: Shutterstock)
Algumas raças podem ter predisposição genética a essa condição, como os cães da Poodle eSchnauzer miniatura e Cocker Spaniel.
Um exemplo de um quadro de pancreatite aguda é quando cães comem grandes quantidades de alimentos gordurosos (por exemplo, quando seu cachorrinho rouba e come aquele pedação de bacon que você estava preparando para churrasco do final de semana).
Outro motivo da pancreatite são os acidentes com escorpiões. Animais que são picados por escorpiões podem morrer rapidamente devido a ação do veneno , pois ele causa inflamação aguda do pâncreas e hemorragia interna.
Mais um motivo de pancreatite em cães e gatos é o uso inadequado de medicamentos, o que podem causar lesões irreversíveis no pâncreas. Por isso, jamais dê medicamentos por conta própria ao seu animal de estimação. Além de não resolver o problema, você pode estar prejudicando de forma irreversível a saúde dele.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário