Os hamsters formam uma estrutura de hierarquia dentro de uma gaiola. Ela forma-se com um complexo ecossistema, que pode ser comparado com o de um lar humano. Um casal pode conviver bem por anos junto com alguns filhotes, ainda que alguns desentendimentos possam causar brigas.
Assim como com os humanos, tem aquela hora em que os filhos precisam sair mesmo da casa dos pais. Não adianta tentar medidas para que eles não briguem: a solução é colocá-los em diferentes gaiolas. Veja mais sobre como evitar brigas entre os hamsters.
Não importa a espécie ou variedade do seu hamster. Um casal de hamsters pode até viver bem por um tempo. Mas, após o período de desmame dos filhotes, as mães podem ficar estressadas e podem querer expulsar os seus filhotes da gaiola. Alguns pesquisadores do comportamento animal acreditam que esse comportamento é para evitar cruzamentos consanguíneos. As crias resultantes de cruzamentos entre irmãos tem grande chance de nascer com graves problemas genéticos.
O recomendável é sempre separar a mãe dos filhotes de hamster após o desmame. O desenvolvimento que os permite viverem sozinhos em outra gaiola dá-se com três meses de idade.
Não deixe machos adultos juntos na mesma gaiola, mesmo que sejam irmãos. Eles podem brigar e machucar seriamente uns aos outros. O ideal, nesses casos, é mantê-los sempre em gaiolas separadas.
Fonte:
Comprei dois hamster irmãos e convivem juntos desde que nasceram, porém notei que eles brigaram quando coloquei comida pra eles, como sempre faço normalmente, será que posse deixar os dois juntos?
ResponderExcluirLógico que não
ResponderExcluir