quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Banho em chinchilas? Elas fazem isso sozinhas! Saiba mais aqui!




(Imagem: Shutterstock)

Nada de água e sabão: as fofinhas chinchilas se viram sozinhas quando o assunto é higiene pessoal. Esse pequeno mamífero que muita gente tem como bichinho de estimação precisa de produtos próprios para a sua higiene. Elas só precisam de um “pó” especial (pó de mármore) apropriado para o seu “banho", e, instintivamente, fazem sua higienização. Se sua chinchila não demonstrar esse comportamento naturalmente, é motivo para procurar um veterinário especialista em roedores.


Chinchilas não podem tomar banho com água e sabão! Nunca molhe sua chinchila, você pode causar problemas no seu delicado pelo. Cada fio de um pelo de chinchila é cerca de 20 vezes mais fino que o cabelo humano, demoram muito a secar e podem causar doenças. Eles mantêm o pelo naturalmente macio e limpo com banhos, onde rolam em areia fina ou pó apropriado a base de carbonato de cálcio que tira a oleosidade e remove possíveis sujeiras.

(Imagem: Shutterstock)

Ofereça ao seu pet uma banheirinha com o pó de carbonato de cálcio, também conhecido como pó de mármore. Recomenda-se trocar o produto em intervalos de no máximo dois dias.

Existem granulados próprios para os banhos em chinchilas, que têm a vantagem de evitar que a poeira espalhe-se enquanto elas rolam durante o seu banho. Esses itens você encontra em alguns pet shops e lojas especializadas em produtos para roedores. Evite o uso dos pós com perfume, pois podem causar problemas de saúde nas chinchilas.

Lembre-se: chinchilas são animais noturnos: os banhos podem acontecer às 3h da manhã! A frequência dos banhos de uma chinchila é de acordo com a umidade do ambiente: quanto mais úmido, maior será a frequência. Nos lugares com umidade normal ou seca, o banho pode ocorrer uma ou duas vezes por semana.



(Imagem: Shutterstock)

As chinchilas recém-chegadas demoram um pouco a habituar-se ao novo local. O estresse da mudança pode deixá-las inibidas e tímidas. Espere um pouco que o problema naturalmente irá se resolver: até a sua ambientação ao novo lar, elas podem demorar em média 3 a 5 dias para sentirem-se seguras.

Caso a sua chinchila não demonstre esse comportamento normal nesse período, é bom procurar um médico veterinário especializado para investigar a situação. Isso pode ser um sinal claro de que existe algo de errado com a saúde do pet. Existem médicos veterinários especializados em roedores e animais exóticos. Caso sua chinchila não demonstre esse comportamento natural espontaneamente, é altamente recomendável procurar um veterinário especialista. Chinchilas com cheiro demasiadamente forte precisam de atenção veterinária para descobrir a causa, pois não é normal.

A presença de pelos embolados pode demandar auxílio profissional para o banho, que deve ser especial. Em casos como esse, o pó de mármore não vai ajudar. Procure um profissional especialista em animais silvestres. Somente especialistas possuem experiência e expertise para "dar um banho mais completo" em sua chinchila.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário