A iguana verde é geralmente um animal tranquilo e fácil de “domesticar”. É um animal que se deixar manipular pelo seu dono se estiver acostumado a ele a estes manejamentos desde pequena. Mas cuidado, pois uma iguana não acostumada aos manejamentos põe chegar a ser agressiva e utilizar os seus dentes, unhas e cauda contra a pessoa que tente tocá-lo.
O ideal se queremos uma “iguana de companhia” é que escolhemos uma fêmea invés de um macho. Estes últimos tendem a tornar-se agressivos e territoriais ao alcançar a maturidade sexual. E, claro, nunca junte 2 iguanas machos juntas.
A iguana explora com a língua o seu meio ambiente. Quando a iguana pára é que começou a relaxar e já não se sente ameaçada. Quando a iguana se sente ameaçada pode morder. Os dentes são pequenos mas muito afiados, pelo que podem magoar bastante. As mordeduras das iguanas devem ser muito bem desinfectadas.
Também dissemos que a iguana pode chegar a atacar com a cauda quando pressente uma ameaça. Isto o faz abanando a sua cauda. Este comportamento é geralmente produzido quando a iguana quer intimidar ou salvar-se, quando sente que está em perigo.
Podes notar quando tentas aproximar-te da iguana e ela comece a mexer a cabeça. Este comportamento é mais próprio das iguanas macho e o que quer dizer que estás penetrando em seu território e que não é bem-vindo. Entre as iguanas, este comportamento é um sinal de raiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário