Acasalamento
Após cinco dias de juntar o casal, devemos por à sua disposição o ninho e o material para a construção do mesmo. Não esquecer acrescentar à água de bebida o AD3E, durante cinco dias. Depois do ninho feito, a fêmea começa a postura, é conveniente que o ovo verdadeiro seja substituído por um ovo falso (plástico), quando esta põe o quarto ovo , então devemos retirar os ovos de plástico e por os ovos verdadeiros.
Nascimento
Após treze a catorze dias de incubação, dá-se a eclosão, mas caso não nasçam todos, poderá aguardar-se mais um a dois dias
Alimentação
Dois a três dias antes do nascimento, colocar à disposição dos pais, todo o material necessário para uma correta alimentação. A mãe é atenciosa, pelo menos na primeira semana para alimentar os filhotes, da sua alimentação dependerá o sucesso das jovens aves.
A fêmea encarregar-se-á da limpeza do ninho, isso deverá acontecer até ao décimo segundo dia, após esta data as jovens aves deverão ser capazes de expelir as suas necessidades para fora do ninho.
Dever á ter-se em conta que alguns casais não alimentam bem, aí o criador terá que ter relativa importância, pois tem que alimentar as jovens aves, com papas próprias que há à venda nas lojas da especialidade, (ex. Papa baby papex, entre outras), ou terá que colocar as jovens aves, noutros casais que tenham filhotes com a mesma idade. Por experiência própria, um casal que não alimenta bem na primeira postura, raramente alimenta bem nas seguintes posturas. Terá o criador que ter o redobrado cuidado.
Anilhamento
Qual o momento para anilhar a ave?
Normalmente entre o quinto e o sexto dia, no entanto deverá ter-se em conta a alimentação dos pais, pois à excelentes pais a alimentar e outros nem por isso. A anilha é o bilhete de identidade da ave, pois nela consta o seguinte: ano de nascimento, numero de ave e nº stam , a sigla do clube a que pertence.
A anilha é fechada e não permite a falsificação da identidade do pássaro.
O anilhamento é feito da seguinte forma: Colocam-se os três dedos da frente dentro da anilha, depois fazendo subir a anilha pela pata passará o outro dedo, estando aí a anilha colocada.
Separação das jovens aves
Normalmente as jovens aves separam-se por volta do 30º dia após o nascimento. Mas o mais aconselhável é verificar se eles já se alimentam sozinhos, após esta operação, colocar as aves em viveiros não muito grandes. Por á disposição das jovens aves, água, sementes, papas, papa de criação, vitaminas e sais minerais.
Entretanto os pais continuam o seu ciclo de reprodução.
Texto por Toni Duarte:
Fonte: PETBRAZIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário