Na história humana, o banho já foi considerado importantíssimo para a saúde, já foi deixado de lado, voltou à moda, foi limitado, e hoje se recomenda que seja só pelo tempo necessário, para poupar água e energia. Mas, mesmo que seja só de vez em quando para os cães, o banho é um agente de beleza e saúde, pois a pele é a principal barreira que impede a entrada de microrganismos, bactérias e agentes agressores e nocivos no corpo dos nossos bichos.
Na pele existem algumas bactérias que servem como "guerreiros" combatendo outros seres microscópicos e causadores de doenças. No entanto é importante que essas bactérias "guerreiras" não se desenvolvam de forma exagerada, pois desta maneira a pele também sofre danos e podem surgir infecções. Um dos possíveis indicadores de que existe um ambiente propício para esse desequilíbrio é um cheiro ruim no seu peludo, já que o acúmulo de sujeira altera o pH da pele que, por sua vez, é a principal causa do desenvolvimento exagerado das bactérias comensais (as que nos referimos como guerreiras).
Um bom banho remove a sujeira e o excesso das bactérias, mantendo a saúde da pele, do pelo, e do peludo, contanto que o shampoo usado seja próprio para nossos amigos de quatro patas e com pH adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário