terça-feira, 5 de agosto de 2014

Estímulos que resultam em bem-estar





Mudanças significativas no relacionamento entre pessoas e cães têm sido observadas e estudadas nos últimos anos. O comportamento animal é resultado desta moderna forma de interação entre cão, pessoas e ambiente

A observação da maneira como os cães são criados nos grandes centros urbanos, juntamente com o surgimento dos problemas comportamentais e a carência de um ser-viço especializado em comportamento de cães, fizeram com que, em 2010, o zootecnista Renato Zanetti iniciasse as atividades do Dog Solution (São Paulo/SP).Desde sua ormação, o profssional atua com bem-estar animal, e encontrou no ce-nário descrito uma oportunidade para criar um novo conceito em comodidade para cães de grandes cidades. “O objetivo de todos os serviços prestados é oferecer satisfação, seja com day care, passeios, massagem, adestramento, hospedagem e consulta comportamental, que existem para gerar mais harmonia e qualidade de vida para os cães e seus tutores”, afirma Zanetti.A advogada e coordenadora do Dog Solution, Raquel da Silva Borba, salienta que o centro de convivência não é apenas um espaço para se passar o dia. “É um local que oferece oportunidades de escolha aos cães, estímulos físicos, desafios mentais e interações sociais com supervisão constante de profissionais treinados.

O intuito é criar um ambiente seguro e controlado que promova segurança para os cães e pessoas”.A administradora e coordenadora do Centro, Fernanda Haibi Becker, acrescenta que o bem-estar é construído a cada momento saudável, de harmonia e equilíbrio entre cães, humanos e ambiente, sendo esta uma especialidade desafiadora e motivadora. “Desafador, pois, são infnitas as possibilidades de interação entre os cães, ambiente e pessoas, demandando atenção constante. Motivador, pois é possível ob-servar os resultados práticos do eeito do ambiente no bem-estar dos animais.

Atuar com etologia canina é o que há de mais motivador para quem gosta de compor-tamento, se interessa por cães e vive em centros urbanos”.Entre os desafios enfrentados no segmento, Zanetti destaca a falta de conhecimento especializado. “Do ponto de vista de merca-do, a maior dificuldade é a crença de que, para se oferecer bem-estar ao cachorro, basta gostar dele.

Uma coisa é ser apaixonado por cachorro, outra é montar um negócio com o objetivo de se oferecer qualidade de vida, sem conhecimento técnico e formação profissional”, e ele completa que sobre as creches de cães, o momento ainda é de abertura de novas unidades, porém, é possível observar alguns espaços sendo fechados por alta de domínio do negócio e dos aspectos técnicos relacionados ao bem-estar canino.Pensando sempre no que é melhor para o animal, o Dog Solution trabalha com uma técnica de “Enriquecimento Ambien-tal”. “Ou seja, tornar o local onde o cão vive mais desafador, atrativo, estimulante e interessante, de orma a permitir que o cão expresse comportamentos naturais e desejáveis à sua espécie”, descreve Raquel. A atividade pioneira no setor complementa as diretrizes necessárias para manter o equilíbrio do grupo, como, por exemplo, a quantidade diária de cães, o Centro nunca atuou com a lotação máxima, mesmo que isso signifcasse mais ganhos fnanceiros. “Também adotamos um protocolo de limpeza e higiene do espaço com produtos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA, Brasília/DF), que livra o ambiente de inúmeras cepas de vírus, bactérias, protozoários e outras ontes de doenças”, esclarece Zanetti e pontua ser a única empresa do segmento com um Programa de Educação Continua-da que investe de orma constante em trei-namento de pessoas e ormação de equipe.

O grupo é composto por 15 pessoas, distribuídos em cinco níveis hierárquicos  monitora, plantonista, monitora plena, monitora sênior e coordenadora -, divididos em três turnos - manhã, tarde e noite. “É um time multidisciplinar, com ormação nas áreas de biologia,veterinária,zootecnia,administração de empresa e direito. Todos com experiência em cuidar de cães e sensíveis quanto à importância do equilíbrio e bem-estar na vida dos animais. Se dierenciam por estarem à frente do que há de mais atual no que se reere à etologia. É uma equipe que sabe o que faz e sabe o porquê fazer”, reforça o proprietário.

O segredo

Para Zanetti a fórmula do sucesso é a atualização constante. “Nos últimos anos, aumentaram as pesquisas sobre comportamento canino. A relação entre cães, pessoas e ambiente está mudando de forma signifcativa. Para permanecer atuante, é necessário acompanhar as pesquisas sobre comportamento animal e colocá-las em prática. Não podemos esquecer, também, das pessoas. Manter-se no mercado é contar com uma equipe que gosta do que faz e que faça bem feito”.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário