sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Cães filhotes que mordem: O que fazer?


Ai... Como Este Filhote Morde! Isso é Normal?

Uma grande dúvida: como é que faz para o filhote parar de morder, mãos, pés, móveis, roupas, tudo enfim que aparece pela frente.

O que muita gente não sabe é que filhotes trocam os dentes exatamente como nós (bem, não EXTAMENTE, pois eles trocam de dentes muito mais rápido do que os humanos).

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 3 meses e meio, e a troca se estende até os 5 ou 6 meses. Os dentes definitivos continuam “crescendo” até os 7 meses de idade, e tudo isso é doloroso para o filhote.

Brincar com um filhote é extremamente importante para que ele se desenvolva plenamente, tanto física quanto psicologicamente, mas deveriam existir certas regras para evitar problemas sérios mais tarde. Além de tentar aliviar a dor da gengiva por causa dos dentes que estão nascendo, filhotes mordem, principalmente, para testar a autoridade e força dos “irmãozinhos”.

É brincando de lutas e batalhas que os filhotes se preparam para ocupar a posição deles na hierarquia do grupo. Se nós humanos permitirmos que nossos filhotes brinquem de morder a nossa mão, mais do que alguns pequenos cortes doloridos, vamos incentivar nossos cãezinhos a ocupar a posição hierárquica mais alta da família quando eles estiverem adultos.

Um filhote que aprende que é permitido morder, pois não há nenhum tipo de represália contra seus ataques, não hesitará em “defender-se” de qualquer contragosto com dentadas poderosas mais tarde em sua vida.

Um cachorro adulto jamais tolerará que um filhote fique mastigando suas patas. O cão adulto emitirá imediatamente um rosnado de aviso e se o filhote continuar insistindo vai acabar tomando uma dentada de correção bem na cabeça.

Nós, humanos, devemos ensinar esta mesma lição para os nossos filhotes e evitar problemas no futuro. A técnica de colocar o polegar na língua do cachorro e fazer pressão para baixo até que ele tente empurrar nosso dedo para fora da boca dele é bastante efetiva e, se executada de forma adequada, não irá machucar seu filhote.

Ele até pode ser bastante insistente e tentar te morder várias vezes, mas se você for persistente, o cachorrinho irá aprender logo que não é agradável abocanhar a mão de quem o alimenta. Não se esqueça de dizer sempre NÃO MORDE, enquanto aplica a correção e não permita que nenhum outro membro da família ou amigos deixe o seu filhotinho morder.

Outra parte importante na abordagem do problema das mordidas, é ensinar ao seu filhote que é bom morder os brinquedos dele, e que o brinquedo correto também vai ajudar a massagear a gengiva e diminuir o incomodo da dentição infantil.

Alguns brinquedos recomendados para este problema são:

Osso de Corda

Feito de puro algodão, não machuca a boca e a gengiva já sensível do seu bicho. Ótimo para ajudar no massageamento da gengiva, melhorando a dor local. As pontas são desfiadas e funcionam como fio-dental, o meio e os nós são mais firmes, mas ainda assim ideais para o seu filhote cravar os dentes.
Femur Pequeno
Com as extremidades mais porosas e macias, este é um aperitivo especial para os caninos mordedores. Aproveite para ensinar o seu filhote a deixar que você retire ossos e outras coisas gostosas da boca dele, sem protestar ou se mostrar agressivo.
Casco de Vaca

Um dos brinquedos que os cães adoram roer e os donos não cansam de elogiar. Mantenha o seu peludo ocupado, roendo o que lhe convém, sem estragar a sua mão nem os seus móveis.
Orelha de Porco
Principalmente os pequenuchos vão adorar ficar roendo a pontinha destas orelhas. Mais macio do que o casco de vaca, muito mais seguro do que os ossos de couro.
Goodie Ball
Não tem filhote que resista ao desafio de ficar tentando tirar as gostosuras que esta bola pode conter. Ideal para aqueles momentos que você é atacada ao falar no telefone, ou ao receber uma visita.
Dazer - Afastador de Cães
Para quando for preciso corrigir o seu filhote e a técnica de segurar a língua não estiver funcionando ou for difícil de ser aplicada.
Nota: Se você estiver aplicando as correções de maneira correta e consistente, e ainda assim seu cachorro continua mordendo com maior intensidade, ou se você está ficando com medo dele, não insista e entre em contato com um treinador imediatamente.


Por Cláudia Pizzolatto
FONTE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário