segunda-feira, 30 de junho de 2014

A criação de papagaios no Brasil

413-papagaio-de-bochecha-azul(Amazona dufresniana)

A criação nacional de Papagaios vai tomando fôlego graças à permissão para a posse e comercialização de animais silvestres muita gente ainda se surpreende com a notícia de que se pode ter papagaios nacionais de maneira legalizada.


Explicação para esse desconhecimento: o comércio, após 30 anos de proibição, só teve suas regras estabelecidas em outubro de 1997, por meio da Portaria 117 do Ibama.
E por enquanto não se vêem muitos animais da fauna brasileira em lojas e nem muita divulgação sobre a nova legislação.

Mas o fato é que enquanto as normas para a compra e a venda não eram definidas, os criadouros - esses, sim, há mais de uma década regulamentados para procriar as espécies - foram se formando e ampliando os plantéis. Resultado: a última lista de criadouros de psitacídeos emitida pelo Ibama e a checagem feita por Cães & Cia nas principais superintendências estaduais do Instituto apontam 13 criadouros dedicados a papagaios em todo o Brasil .


Estão espalhados por várias regiões: São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Santa Catarina, Brasília, Paraná e Minas Gerais. Porém, desses criadouros apenas quatro são comerciais. Ou seja, têm a licença do Ibama para vender seus Papagaios.
Entre os demais, quatro são científicos (podem manter e reproduzir espécies apenas para pesquisa) e cinco, conservacionistas (podem manter e reproduzir apenas para preservar).

Dos conservacionistas, três estavam, durante esta reportagem, em vias de obter a licença para atuar também como comerciais.
"Sem dúvida, o interesse dos criadouros conservacionistas em virar comerciais é um reflexo da regulamentação da compra e da venda, que antes não existia", avalia Luiz Maluf, que também é proprietário de um dos criadouros conservacionistas que pleiteia se tornar comercial, o Vale dos Colibris.
"Mesmo para quem não pretende fazer da criação um grande negócio, poder vender é uma perspectiva estimulante e às vezes necessária para evitar o excesso de animais no criadouro."

COMO CRIAR

A GRANDE VARIEDADE

Fonte: Pet Brazil
IMAGENS: AVES E PÁSSAROS DA AMAZÔNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário