sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Você Sabia? Cachorros têm mais chances de morrer de câncer do que seres humanos


Vocês moram juntos, passeiam juntos, respiram o mesmo ar, tomam a mesma água, têm muito mais semelhanças físicas do que imaginam e podem desenvolver várias doenças em comum. Ninguém gosta de pensar nisso, mas seu cachorro um dia também vai morrer e, se for de uma doença, é provável que seja de câncer.


Não é Nostradamus - a profecia da causa mortis é científica: seu cãozinho tem 10 vezes mais possibilidades de desenvolver um tumor do que você. Um estudo realizado pela Universidade de Utah em conjunto com a Universidade da Carolina do Norte constatou que, nos Estados Unidos, a cada 100 mil pessoas, 500 morrem de câncer. Já no meio animal, são 5.300 óbitos para cada 100 mil cachorros. A pesquisa também demonstrou que câncer é a principal causa de morte canina, seguida de doenças muscoesqueléticas, como artrose e reumatismo, e neurológicas. E a incidência de tumores só aumenta.

Calma, isso não quer dizer que seu cachorro vá bater as botas (ou melhor, as patas) em breve. Pelo contrário. Uma das poucas explicações para o aumento da incidência de tumores é positiva: eles estão vivendo mais. De acordo com um estudo feito com 120 mil animais no hospital veterinário Sena Madureira, em São Paulo, a expectativa de vida dos cachorros dobrou nos últimos 30 anos - se na década de 1980 um cão pequeno não passava dos nove anos, hoje eles atingem os 18 anos e os maiores chegam a 13 anos. E, quanto mais velhos, mais suscetíveis eles estão.

"No início da evolução humana morríamos mais de doenças infecciosas, causadas principalmente por agentes externos como bactérias, fungos e parasitas. Com o aumento da expectativa de vida e a melhora da medicina, passamos a morrer mais de doenças degenerativas. O mesmo está acontecendo com os cachorros", compara o veterinário Marcello Tedardi, do Registro de Câncer Animal de São Paulo (RCA-SP).

Outro fator que interfere na relação cachorros versus câncer são as raças. Imagine um Chihuahua e um Pastor Alemão, é difícil listar o que esses dois têm em comum, não é mesmo? Poucas espécies de mamíferos apresentam características físicas tão diferentes entre si quanto os cachorros e, dessas variações de fenótipo, partem predisposições a doenças distintas e manifestações diversas da mesma doença, como é o caso do câncer. Uma pesquisa da Universidade da Georgia mapeou as causas de morte de 74 mil cães ao longo de 20 anos na base de dados dos hospitais universitários de veterinária do país e descobriu que as raças que mais tiveram câncer foram Berneses e Goldens Retrievers - na lista, o mais conhecido pelos brasileiros é o Boxer.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário