segunda-feira, 1 de junho de 2015

Saiba o que fazer quando um filhote de passarinho cai do ninho



Mito ou verdade? Nunca pegue um filhote de passarinho que caiu do ninho, mesmo se for para ajudar. Entenda:


Se você achou um ovo ou um passarinho caído do ninho, melhor do que cuidar do filhote por conta própria é devolvê-lo à sua moradia. Isso porque, se deixarmos a ave muito tempo conosco, os pais depois podem ter dificuldade para reconhecer a cria, por causa do cheiro. 

O simples ato de segurar um animal muito novo na mão já o deixa com o nosso odor. Portanto, os fihotes não são rejeitados, mas podem nunca mais serem achados pelos progenitores. 

“Para todos os animais recém-nascidos, quanto menos contato com pessoas diferentes e interferência de sons e cheiros estranhos, melhor para o bebê”, assegura Christiane Prisco, professora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi (SP). Mas, antes de devolver o passarinho ao ninho, observe ao redor se os pais não estão por perto. Muitas vezes, eles estão supervisionando a cria a distância e logo o resgatarão.

DE PATAS ABERTAS

Assim como os humanos, os animais também podem adotar filhotes de outros pais. “Alguns pesquisadores acreditam que os bichos adotam porque são capazes de sentir empatia, ou seja, de perceber as necessidades de outro indivíduo”, afirma Pâmela Agostinho, veterinária da Pet Center Marginal (SP). 

Tambémnão é difícil encontrar casos deanimais que adotam outros de espécies diferentes. Inclusive, o acolhimento de presas por predadores. “A adoção ainda pode acontecer por relação de benefício mútuo, como companheirismo social. Nesses casos,o vínculo pode ser mantido se não houver condições de competição ou estresse entre as espécies”, explica a veterinária.

Confira cinco curiosidades que todo dono de coelho precisa saber




Um dos bichos mais procurados por quem quer um animal de estimação “diferente”, os coelhos são dóceis e agradam facilmente. Separamos cinco das suas peculiares para facilitar a criação do pet e fazer a vida dele mais feliz.


1. Coelhos grandes são os mais indicados para casas com crianças, pois são menos ansiosos e mais difíceis de segurar no colo.


2. Geralmente chutam e arranham quando querem se soltar. O desejo às vezes é tanto que alguns chegam a quebrar a própria coluna!


3. O peludo adora brincar de esconde-esconde, então, não repare se ele “sumir” por algumas horas.


4. Caso não se relacionem desde filhotes, os orelhudos tendem a brigar e se machucar seriamente.


5. Apesar disso, coelhos vivem mais felizes quando acompanhados por outros dentuços.

Fonte:

Vegetais ideais presentes no feno para os coelhos


Coelhos precisam comer feno! Saiba quais são os vegetais que devem estar presentes no emaranhado de plantas secas

Coelhos não só gostam como precisam comer feno. Nutritivo e fonte de fibras, o emaranhado de plantas secas ajuda a prevenir bolas de pelo e a manter os dentes saudáveis. Apesar de ser facilmente encontrado, é importante saber quais vegetais estão presentes no feno servido ao orelhudo. Segundo Walter Motta Ferreira, professor do Departamento de Zootecnia da Escola Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, para animais de até um ano, é recomendado o composto de alfafa, rico em cálcio e gordura. Já os mais velhos podem optar por outros tipos de vegetais, visto que grandes quantidades de alfafa tendem a estimular a formação de cálculos renais, sendo prejudiciais aos animais.

Fonte:



Como escolher a coleira ideal para o seu cachorro



Para cada porte físico, idade e até mesmo temperamento existe um tipo de coleira ideal. Pensando nesses diferentes pets, a adestradora Camila Rhani indica alguns modelos que vão deixar as caminhadas muito mais seguras:

GUIA SIMPLES
Para aqueles peludos que já estão acostumados com os passeios e não têm o hábito de fazer “cabo de força” com os tutores. Apenas tome cuidado, pois esse tipo de coleira pode machucar o pescoço do animal.

GUIA PEITORAL
Este modelo é o mais seguro para os animais, mas também aumenta a força do pet, pois o peito é onde ele tem mais força de tração. Por isso, é ideal para mascotes treinados a acompanhar o ritmo dos donos, ou para esportes como ciclismo.

ENFORCADORES

São indicados para os tutores que ainda estão treinando seus cachorros ou para aqueles que não conseguem dominá-los totalmente. Também são aconselhados para os cães mais bravos ou curiosos.

COLEIRA GENTLE LEADER
Essa coleira é recomendada para animais agressivos e agitados, que não conseguem ser controlados durante as caminhadas. Porém, os peludos agitados, ainda que mansos, também devem usar.

Fonte: