sábado, 19 de julho de 2014

Porque dizem que agosto é o mês do cachorro-louco?


Com certeza você já ouviu falar que o mês de agosto é chamado de “Mês do Cachorro Louco”, não é mesmo? Mas você sabe o motivo para esse apelido tão carinhoso para o mês que está chegando?

Existem diversas crenças e também variados acontecimentos históricos que podem nos levar a diferentes explicações. Por exemplo, a Primeira Guerra Mundial começou no dia 1º de agosto de 1914 e as cidades de Hiroshima e Nagasaki foram atacadas pelos norte-americanos com bombas atômicas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o que resultou na morte de mais de 200 mil pessoas no fim da 2ª Guerra Mundial. Sem falar que em 2 de agosto de 1934 Adolf Hitler se torna o führer (Líder ou Chefe de Estado) da Alemanha.

Agora, outra interpretação que faz muito sentido é que no mês de agosto a concentração decadelas no cio aumenta bastante devido às condições climáticas. E quando as cadelas estão no período fértil, os cachorros ficam loucos (mesmo!) e brigam para conquistar a fêmea.

Essa luta feroz entre os machos em busca da fêmea faz com que a raiva, doença transmitida pela saliva bicho, se espalhe mais. Os animais que estão infectados pela raiva babam muito e ficam com aparência de “loucos”, daí a expressão “Cachorro Louco”.

Há quem diga ainda que o mês de agosto é dotado de muita energia negativa, e por isso é o mês do desgosto e do azar. Um mês carregado de superstição e magia. Podemos lembrar mais alguns fatos históricos que podem comprovar essa crendice, como o suicídio cometido por Getúlio Vargas no dia 24 de agosto de 1954, a construção do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanhaem duas partes, começou no dia 13 de agosto de 1961, no dia 12 de agosto de 1968 os católicos e protestantes da Irlanda do Norte começaram a se matar, mas “tudo em nome de Deus” e também a morte de Juscelino Kubitscheck em um acidente de carro no dia 22 de agosto de 1976.

Além dessas curiosidades negativas, existem outras interessantes e bem bacanas de se saber. O nome do mês, agosto (do latim, Augustus), foi uma homenagem que o imperador César Augusto fez a si mesmo, modesto ele, não?

Enquanto no mês de agosto as mulheres portuguesas evitavam se casar porque essa era a época em que os navios de expedição saíam para explorar novas terras, e junto com eles os maridos das moças, na Alemanha ele é considerado o mês das noivas!

Para finalizar, uma superstição meio nojenta dos nossos “hermanos” argentinos. Na Argentinaexiste uma crendice popular que diz que lavar a cabeça no mês de agosto não é aconselhável, e a pessoa que lava os cabelos durante mês está atraindo a morte!

FONTE:
UOL - O melhor conteúdo

Nunca esqueça seu cachorro dentro do carro


Como surgiu o nome do lanche "cachorro-quente"

Porque o nome cachorro quente? Foto: Reprodução

Você pode se perguntar “Porque o nome cachorro quente? Já que a salsicha não é feita de cachorro”.
Hoje não é comum ou aceitável o uso de carne de cachorro em muitos países, porém em um passado não tão distante, a história era outra. Devido a natureza anônima da matéria prima, simplesmente tudo poderia estar ali dentro, cortadinho e irreconhecível, e a carne de cachorro sem dúvida era usada. O uso do cachorro, e qualquer outro bicho disponível, nas salsichas é conhecido nos Estados Unidos desde 1880, mas acredita-se que a prática seja bem mais antiga.
Oficialmente, o termo “Hot Dog” ou “Cachorro quente” foi usado pela primeira vez em 1893 em uma coluna de jornal. Porém acredita-se que nas ruas já estaria bem disseminado.
A frase se referia justamente a uma salsicha de procedência questionável, e hoje se tornou o termo oficial da comida.
FONTE:
portal do dog logo

Pesquisa aponta: Chihuahua é o cão que mais apronta

Os cachorros pequenos já têm fama de serem desobedientes e agora o Chihuahua recebeu um novo título: raça que mais causa destruição na casa.
Essa definição veio através de um estudo realizado com 2 mil tutores de cachorros de diversas raças, na Inglaterra.

Chihuahua é a raça que causa mais estragos na casa. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)
Chihuahua é a raça que causa mais estragos na casa. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)

Os estragos podem ser os mais variados: manchar o carpete, rasgar o sofá, cavar a terra e estragar plantas e flores, roer sapatos, móveis e tudo que estiver no alcance.
E quer saber qual é a raça que causa menos destruição? O Staffordshire Bull Terrier.

Staffordshire Bull Terrier é a raça que menos apronta. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)
Staffordshire Bull Terrier é a raça que menos apronta. (Foto: Reprodução / Daily Mail uk)

Os pesquisadores descobriram que 57% dos tutores de cachorros vão encarar uma certa destruição na casa em algum momento da vida de seus bichinhos de estimação.
E tem mais, 13% dos entrevistados afirmaram que seu cão já causou estragos na casa de outra pessoa.
Veja a lista completa das 10 raças de cachorros que causam mais destruição:
 
  1. Chihuahua
  2. Dachshund
  3. Boxer
  4. Dálmata
  5. Buldogue Inglês
  6. Dog Alemão
  7. Husky Siberiano
  8. Beagle
  9. Pointer
  10. Pastor Alemão

Os gastos com a destruição podem abalar a relação de alguns tutores com seus cães, uma em cada cinco pessoas afirmaram que se arrependeram de ter um cachorro após grandes estragos.
Para a sorte dos cachorros, a maioria dos tutores sabem que esses bichinhos adoram aprontar e estão dispostos a ter algumas despesas extras.
A pesquisa também listou os 10 cachorros que aprontam menos:
 
  1. Staffordshire Bull Terrier
  2. West Highland White Terrier
  3. Yorkshire Terrier
  4. Spaniel
  5. Whippet
  6. Shih Tzu
  7. Labrador
  8. Jack Russell Terrier
  9. Rottweiler
  10. Bobtail

A raça de seu cachorro está nesta lista? Você concorda com esse estudo?

O boxer está na lista das raças que mais aprontam. (Foto: Reprodução / Google)
O boxer está na lista das raças que mais aprontam. (Foto: Reprodução / Google)

Fonte: Daily Mail UK
POSTAGEM:
portal do dog logo

Os cachorros enxergam no escuro?

Quem tem cachorro, provavelmente, já teve a impressão de estar sendo observado mesmo no escurinho da noite. Parece que os cães conseguem nos ver mesmo sem qualquer sinal de claridade, não é? Mas será que os cachorros realmente enxergam no escuro?
A estrutura da visão canina é diferente da nossa e entender essas diferenças estruturais ajuda a acabar com esse mito.
Os cães têm pupilas maiores, têm mais bastonetes em retinas mais largas e um tecido chamado tapetum lucidum por trás dessas retinas. Através desses mecanismos que os cães parecem que enxergam no escuro.
Os cachorros não conseguem enxergar na completa escuridão, assim como os humanos. O segredo da visão noturna canina é que eles fazem um melhor uso de qualquer luz que esteja disponível, por menor que seja.
Por causa da maneira que os olhos dos cães são estruturados, eles usam qualquer luz que exista de maneira duplicada, ou seja, processando a luz assim que ela entra em seus olhos e depois refletindo novamente qualquer excesso.
Isso significa que a visão dos cães à noite ou em qualquer situação com pouca iluminação, pode ser borrada ou menos distinta, mas eles são capazes de perceber qualquer movimento, seja de uma pessoa, um animal ou até mesmo um objeto caindo.

Fonte: Dogster

Quantas horas por dia dormem os cães?

Uma coisa é certa: toda vez que olhamos, os cães parecem estar adormecendo em um canto ou rocando em outro. Contando todas as cochiladas, os cães adultos dormem em média 14 horas por dia, com algumas raças chegando a até 18 horas por dia.

A quantidade de sono por dia dependerá de cada cão, e poderá variar de acordo com a raça, personalidade, idade, ambiente e condição física.




Quantas horas por dia os cães dormem? Foto: Reprodução


FONTE:
portal do dog logo