domingo, 31 de agosto de 2014

A verdadeira idade dos gatos


É verdade que gatos de três cores só podem ser fêmeas?

Tortoiseshell_cats_in_Wat_Khung_Taphao

Digamos que é quase verdade, já que menos de 1% dos gatos tricolores são machos e, ainda assim, frutos de uma anomalia cromossômica. Para entender como é definida a cor da pelagem dos gatos, primeiro é preciso saber duas coisas: essa característica é herdada dos pais do animal e os genes das cores (preto, branco e amarelo) estão presentes no cromossomo X. Na reprodução, a fêmea passa para o filhote um cromossomo do tipo X e o macho pode enviar um X, dando origem a uma fêmea (XX), ou um Y, formando um macho (XY).

Cada gato, portanto, tem um par de genes relativos à cor e esses genes podem ser do tipo dominante ou recessivo. "Para uma fêmea ter três cores ela precisa possuir um cromossomo X com o gene amarelo e o outro X com o gene branco dominante", afirma a bióloga e doutora em genética animal Edislane Barreiros de Souza, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Assis (SP).

No caso do macho, para ele ser tricolor, precisaria ter também dois cromossomos X (o com o gene amarelo e o com o branco), além do cromossomo Y, que o torna do sexo masculino. Isso resultaria numa aberração cromossômica. Quando tal raridade acontece, o gato tricolor (XXY) é estéril.

A verdadeira idade dos cachorros



Convencionou-se dizer que cada ano canino corresponde à sete anos da idade do homem... Mas será que um cão de 15 anos teria mesmo 105 anos? Essa correlação não é muito precisa. Não existe uma tabela exata, pois a idade do cão varia com inúmeros fatores. Por exemplo: raças grandes ou gigantes vivem menos tempo, ou seja, 9 anos para um doberman representam muito mais idade do que para um poodle. As raças pequenas, sabidamente, têm longevidade maior.

Você já deve ter visto um cão de 10 anos que aparente ter bem menos idade. Como no homem, alguns indivíduos tardam a envelhecer, enquanto outros parecem ter envelhecido precocemente. A alimentação, prevenção de doenças e cuidados com o animal irão influenciar em sua saúde e aparência, embora, em alguns casos, esses fatores não sejam determinantes. Mesmo extremamente cuidado, não há como retardar o envelhecimento dos animais.

O conhecimento da idade do cão em relação à idade humana nos ajuda a entender melhor o comportamento de nossos animais. Para termos uma idéia aproximada dessa relação, podemos usar a tabela abaixo. Como já foi explicado, ela é apenas uma base para você determinar a idade do seu cão. Agora é só tirar a dúvida: será que ele está mais conservado do que você?


Fonte
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=idade.htm

O animal tem depressão?




Sim, assim como os humanos, qualquer mamífero pode ficar deprimido.

Nos animais de estimação, um dos principais sintomas é a falta de interesse pelas atividades rotineiras, como comer, passear, brincar.

A origem pode ser genética ou causada por doenças, como viroses.

Manter um animal isolado do carinho do dono ou preso em um ambiente pequeno e sem estímulos também pode gerar depressão.

E até mesmo o estado depressivo do dono pode afetar o animal.


Fonte:
http://www.caocidadao.com.br

Como é produzida a ração animal



A ração animal é extremamente importante para a saúde dos bichos de estimação. O processo de fabricação desse alimento acontece por meio da extrusão (Saída forçada, expulsão).

Esse processo começa no momento em que os ingredientes são recebidos, selecionados, moídos e armazenados em silos. Depois disso, a matéria-prima é pesada e misturada antes mesmo do processamento.

Em seguida, o produto segue para um pré-condicionador, equipamento que parece uma batedeira responsável por misturar a massa. Essa massa então passa por um canhão extrusor, onde ela recebe calor, umidade e pressão. Nesse ponto da produção é que se escolhe o formato para a ração.

Após todos esses passos, a ração segue para secagem, recebe óleo e aroma e segue para a embalagem.

Numa produção industrial, o processo demora cerca de 1 hora por tonelada.

Juliana Miranda