segunda-feira, 13 de julho de 2015

Os benefícios da Hipoterapia: Equitação Terapêutica



A hipoterapia é o método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos e movimentos do cavalo, com o objetivo do desenvolvimento psicossocial, recurso para crianças e indivíduos com necessidades educativas especiais, entre eles deficientes físicos, atraso mental, autismo, entre muitas outras patologias.


No cavalo são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), similares aos padrões do movimento humano.

Este paralelismo favorece a construção da percepção deste movimento. O que posteriormente se traduz em benefícios a nível do sistema vestibular, controle de movimento, consciência do espaço, dos tempos e muitas outras habilidades.

Na hipoterapia, consoante o nível e o controle do paciente com o cavalo, pode-se trabalhar num picadeiro ao ar livre ou coberto.

A equitação terapêutica é recomendada para vários tipos de incapacidades, deficiências e reabilitações físicas e psicológicas assim como para quem precisa melhorar o seu desempenho motor, cognitivo e psicossocial.

Este tipo de equitação com fins terapêuticos é uma intervenção dinâmica num ambiente estimulante e natural.

Um desafio fácil e divertido, com resultados significativos no bem estar do cavaleiro.

O movimento do cavalo, ao mover o corpo do cavaleiro de uma forma ritmada e semelhante a uma marcha humana, contribui para melhorar a flexibilidade, equilíbrio e força muscular do praticante.

Oferecemos a possibilidade de trabalho com pequenos grupos e estamos abertos à colaboração com escolas e instituições. Para os casos em que se verifique a necessidade contamos com a colaboração de fisioterapeutas profissionais.

Além dos benefícios terapêuticos, os passeios a cavalo também oferecem oportunidades de lazer e o desfrutar do ar livre na bonita paisagem alentejana.


Benefícios da equitação terapêutica

Normaliza a força muscular.

Melhora a coordenação, a liberdade de movimento, equilíbrio, respiração, consciência corporal, percepção tátil e controle motor oral.
Melhora a auto-confiança. Aumenta a aceitação de experiências não familiares.
Aumenta a sensibilidade para a segurança.
Melhora a compreensão e memória. Melhora a capacidade de planejar seqüência e seguir as instruções.
Melhora a comunicação interpessoal. Promove a interação familiar e amplia atividade social. Desenvolve a habilidade de lazer.

Fonte:

Guia de Raças

Nenhum comentário:

Postar um comentário