segunda-feira, 29 de junho de 2015

Características do Boxer: Além de ter porte atlético, e ser um ótimo cão de guarda, é ele têm uma personalidade dócil e brincalhona




TEMPERAMENTO
“Apesar da docilidade com o dono, o Boxer é um cão tenaz, valente e impetuoso, sendo suaguarda extremamente eficaz. As fêmeas são mais alertas e fazem a guarda com mais afinco”, define Ana Iria, criadora do Canil Guiot d’Bhay (RS). Ainda segundo ela, o Boxer é um cão para a família, pois é fiel e um companheiro para todos os momentos. “Todo cão deve ter um líder ao qual ele seja submisso e cujos comandos aceite de imediato. Não podemos nos esquecer de que, apesar de dócil, o Boxer é um guardião”, ensina.

EDUCAÇÃO

Esse cão aprende facilmente comandos de adestramento se seus donos dedicarem tempo para ensiná-lo. “É um pet dengoso. No primeiro ano é um bobão, o que é muito bom, pois facilita a sociabilização com familiares. Ao mesmo tempo, deve-se educá-lo com energia e dedicação”, diz Ana Iria.

SAÚDE
A médica veterinária Georgia Freitas da Silva, responsável pelos cães do Canil Guiot d’Bhay, conta que a raça Boxertem predisposição a doenças cardíacas e câncer (especialmente de pele), mas a seleção genética feita por criadores especializados minimiza a incidência dessas enfermidades. Além disso, como a configuração da boca do cão é classificada como prognata (arcada superior não encaixa na inferior), isso favorece o aparecimento de problema sem cães idosos como tártaro, hiperplasia de gengiva (em que a gengiva “cresce” sobre o dente) e perda dentária, que podem ser minimizados e prevenidos com limpeza e manutenção anual.

CUIDADOS

“Dependendo do ambiente onde o animal vive (interno ou externo), os banhos podem ter ointervalo variável, mas o recomendado é não ultrapassar um banho semanal”, revela Georgia.

ALIMENTAÇÃO
De acordo com Georgia, no mercado pet, já existem rações desenvolvidas especialmente para cães de raças braquicefálicas (Boxer, Pug etc.), com formato e composição diferentes em relação às rações para outras raças. “É importante alimentá-lo com uma ração de qualidade, pelo menos duas vezes ao dia”, comenta.


EXERCÍCIOS

O ideal é exercitar o cão todo dia, com caminhadas, passeios e brincadeiras.“Pode-se fazer tudo com ele, até corrida e natação. Os exercícios devem ser feitos conforme a idade do pet”, conta Ana Iria.

Ficha Técnica
TAMANHO: Porte médio e deve medir entre 53 e 63 cm

PESO: Depende muito da altura do cachorro, ficando, em média, entre os 25 e 30 kg

PELAGEM: Curta, dura, brilhante e bem assentada. Pode ser tigrada ou dourada (fulvo)

TEMPERAMENTO: É um cão seguro, tranquilo, corajoso e equilibrado, além de muito ligado à família.

BOCHECHAS: São desenvolvidas em relação aos fortes maxilares, sem que com isso sejam demasiadamente pronunciadas. Fundem-se ao focinho em uma leve curva.

TRUFA: Larga e preta, é levemente arrebitada. A pontada trufa fica pouco mais alta em relação à sua raiz

Revista Meu Pet/ Edição 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário