segunda-feira, 29 de junho de 2015

A região ocular dos mascotes é muito sensível e pode sofrer lesões sérias, fique atento!


Muitos animais podem apresentar sérias lesões oculares por diferentes causas. Os cães mais predispostos ao problema são aqueles que possuem os olhos anatomicamente saltados,como o Pug ou Lhasa Apso, uma vez que a região está mais exposta. Porém, independentemente da raça do animal, os donos devem estar atentos a sintomas como lacrimejamento, olhos vermelhos, presença de hematomas ou secreção. Nesses casos, devem procurar atendimento veterinário o mais rápido possível.


Proteja o pet
Para manter os olhos dos mascotes protegidos, há algumas medidas a se tomar. Plantas com espinhos ou folhas serrilhadas devem ficar em locais inacessíveis aos peludos. Além disso, é preciso analisar a disposição de objetos que possam machucá-los,como mesas baixas com pontas.

Traumas físicos também podem levar a lesões nos olhos. Portanto,uma simples queda pode ser suficiente para causar um hematoma.Por esse motivo, é necessário impedir que o mascote acesse locais de risco,como escadas, sacadas e janelas.Outra causa das feridas são as brigas entre animais, que podem ser evitadas com o uso da guia em passeios.

Como tratar
Na maioria dos traumas, o tratamento é feito por meio de colírios e auxílio de colar protetor para evitar que o animal coce e traumatize ainda mais o local. Além disso, o veterinário pode prescrever o uso de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.Em alguns casos, como quando o animal é portador de entrópio (um problema na pálpebra em que os cílios podem provocar úlcera na córnea),o tratamento é cirúrgico.

Portanto, na presença de sintomas oculares, evite automedicar o pet. Apenas proteja a região,impedindo que o animal coce coma pata e machuque mais a lesão. Enão deixe de procurar orientação de um médico veterinário para escolha do melhor tratamento.

Escrito por: Mário Marcondes 

Fonte:
Site: www.senamadureira.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário