quarta-feira, 20 de maio de 2015

"Trimming" em cães e gatos


O Trimming é um serviço para cães e gatos (isso mesmo, os gatos também fazem trimming!) desconhecido por muitos.  Outros conhecem, mas pensam que deve ser feito apenas para animais de exposição. Isso não é verdade, você pode fazer um trimming em seu animal simplesmente por questões estéticas, como também por questões de saúde e higiene, por exemplo.

O trimming em Golden Retriever procura adequar o animal ao padrão da raça e trata a pelagem do cão, reduzindo a queda de pêlos. A Gang do Zeca sugere que seja feito a partir de 1 ano, após a troca de pelagem do filhote.

Para o Trimming utilizamos os seguintes materiais: faquinha, tesoura reta, tesoura curva, tesoura dentada e a garrinha.

O trimming é um procedimento que requer muito conhecimento técnico para ser realizado e não é feito simplesmente em uma etapa. Uma sessão dura aproximadamente 3 horas. 

O número de sessões varia de acordo com a qualidade do pêlo, condição do pêlo, como ele é mantido, o resultado que se procura alcançar e do comportamento do cão à mesa.  Nelas, estão incluídos os acertos das patas, orelhas, cauda, pescoço e garupa, além da tosa higiênica. 

Embora muitos não saibam, são estes pequenos acertos que fazem do Golden um cão de visual majestoso. Logo, é necessário mais de uma sessão para adequar a pelagem às características da estrutura da raça. O primeiro trimming nunca fica perfeito. E quanto menos tempo de intervalo entre um trimming e outro, melhor será o resultado do trabalho. A Gang do Zeca recomenda um intervalo de 2 ou três meses entre um procedimento e outro.

Um cão trimmado fica com aparência  limpa e arrumada. O cabelo grosso em suas orelhas, pescoço e ombros são diluídos, com a tesoura. A cauda é moldada, encurtada no comprimento do jarrete. E o pelo excessivo sobre os patas, metacarpos e a parte de trás do jarrete são aparados.

Vale ressaltar que nossa prioridade é o bem-estar do cão. Portanto, não recomendamos o trimming para cães agitadas e não forçamos o procedimento em cães que não permitem serem trimmados. Cães obesos necessitam de mais de uma sessão.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário