sábado, 4 de abril de 2015

Parasitas e Zoonoses - Moscas e Mosquitos: O parasitas e os riscos: prevenção e tratamento



Pequenos, mas perigosos, os mosquitos podem causar muito desconforto e transmitir doenças aos nossos amigos de estimação. Somente as fêmeas picam, sendo responsáveis pela transmissão de doenças.

Apesar de serem moscas, os Flebotomíneos, são conhecidos como Mosquito Palha, Cangalinha ou Birigui, dependendo da região.

Uma característica marcante é que eles pousam com as asas eretas para cima. Se reproduzem em solos úmidos com restos de folhas. Os adultos apresentam tendência de não se afastar de seus abrigos naturais. As fêmeas alimentam-se normalmente ao anoitecer.

Os Culicídeos são mosquitos maiores, diferentemente dos flebotomíneos eles se reproduzem em água parada. As fêmeas também se alimentam normalmente ao anoitecer.


Os RiscosOs riscos destes pequenos insetos vão além do desconforto das picadas. O mosquito-palha transmite a Leishmaniose para animais e homem. Alguns sintomas no cão são febre, crescimento exagerado das unhas, lesões na pele, perda de pelos e emagrecimento.

A Leishmaniose é uma zoonose amplamente disseminada no Brasil, com grande importância para a saúde pública e por isso é fundamental preveni-la.

As picadas dos culicídios podem transmitir larvas do verme Dirofilaria immitis, o “verme do Coração”, comum em regiões litorâneas. Estas larvas se deslocam pelo sangue até atingir o coração, onde se instalam, se desenvolvem em adultos, podendo atingir até 30cm de comprimento, causando a Dirofilariose.

Os sintomas dependem da quantidade e tamanho dos vermes, mas varia desde intolerância a exercício, tosse, perda de peso até insuficiência cardíaca. Não é comum, mas pode ser transmitido ao homem.


Prevenção e Tratamento
Para os animais
Advantage® Max3, além de eliminar pulgas e carrapatos, mata e repele os mosquitos e flebotomíneos, prevenindo a transmissão da Leishmaniose.

Advocate® Cães previne a Dirofilariose, pois atua na corrente sanguínea eliminando as larvas transmitidas pelos mosquitos, impedindo que elas cheguem ao coração e se transformem em adultos.

Para o ambiente
Não deixe água parada nos vasos de plantas, coloque sempre areia nos pratinhos.
Não deixe solo úmido e sujo com folhas, gravetos e barro.
Coloque telas para mosquitos em portas e janelas.
Evite passear com os cães ao anoitecer.


Procure um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.


Parasitas e Zoonoses - Moscas e Mosquitos: O parasitas e os riscos: prevenção e tratamento
Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário