sábado, 4 de abril de 2015

Parasitas e Zoonoses - Ácaros: O parasitas e os riscos: prevenção e tratamento




Sarcoptes Scabiei


Demodex canis


Otodectes cynotisAs doenças de pele são muito comuns em cães e existe uma grande variedade de causas, só Veterinário pode diagnosticá-las. Por isso, quando notar qualquer alteração de pele, queda de pelos, coceira ou vermelhidão, procure um Médico Veterinário para identificar a causa e o tratamento mais adequado. As sarnas são doenças de pele muito conhecidas.

Existem três tipos mais comuns: sarna demodécica, causada pelo ácaro Demodex canis, sarna sarcóptica, causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei e sarna otodécica, causada pelo ácaroOtodectes cynotis.

Os Riscos
A Sarna Sarcóptica ou Escabiose (ácaro Sarcoptes scabiei), perfura a pele de cães e gatos formando túneis, provocando muita coceira e algumas vezes infecção da pele. É altamente contagiosa e pode acometer os humanos.

A Sarna Demodécica ou Sarna Negra (ácaro Demodex canis), é microscópico e normalmente está presente na pele canina saudável, próximo aos folículos pilosos. É uma doença que depende de fatores como estresse, estado imunológico e genética. Estes fatores desencadeiam o aumento do número destes ácaros levando a lesões com queda de pelo e vermelhidão da pele.

Por fim, a Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido (ácaro Otodectes cynotis) fica na superfície da pele dos condutos auditivo se alimentando de restos celulares. Causa coceira intensa, balanço de cabeça e arranhões nas orelhas devido as coceiras. A confirmação do diagnóstico de sarna deve ser feita pelo Médico Veterinário, pois existem doenças com sintomas semelhantes.


Tratamento e Prevenção
Em caso de suspeita de sarna procure um Médico Veterinário para que seja feita uma avaliação e orientação quanto ao tratamento adequado. O diagnóstico é feito com um exame simples chamado "raspado de pele" para observar no microscópico a presença dos ácaros.
Sarna Sarcóptica ou Escabiose

Como ela é contagiosa entre animais e seres humanos, evite o contato com o animal infectado até que sua saúde se restabeleça após o tratamento, acompanhado pelo Médico Veterinário.

Deve-se utilizar luvas para manipular o animal doente. Recomenda-se lavar os tapetes, panos e roupas utilizados por esses animais com água quente.
Sarna Demodécica ou Demodicose

É hereditária, ou seja, transmitida pela mãe aos filhotes. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida será a recuperação evitando uma infecção de pele grave. Quanto mais o diagnóstico e tratamento forem adiados, mais demorada será a recuperação do cão.

A Sarna Demodécica não é contagiosa para humanos, não tem cura no animal, mas tem tratamento e controle. O animal, sob acompanhamento do Médico Veterinário, pode levar uma vida normal.
Sarna Otodécica ou Sarna de Ouvido

É contagiosa entre animais, recomenda-se separar o cão doente até sua cura. Mesmo após a cura, o cão pode se reinfestar quando entrar em contato com outro animal que estiver com a sarna otodécica.

A Bayer possui o Advocate® que elimina todos os ácaros causadores das sarnas.

Procure sempre um Médico Veterinário para orientá-lo adequadamente.



Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário