terça-feira, 14 de junho de 2016

Cuidados com o seu Cão - Aspecto Físico e Psicológico


O animal de estimação necessita de movimento, liberdade para se locomover, para que sua parte física esteja dentro dos padrões de normalidade para a sua faixa etária e raça. Os cães são hiperativos por natureza, e necessitam de exercícios diários, seja brincando, caminhando ou correndo.
A prática de exercícios físicos melhora não apenas a parte física, mas também o emocional de um cachorro. Até algumas doenças ortopédicas e a obesidade podem ser controladas com a prática regular de exercícios físicos.

Essa questão da atividade física é muito importante, já que algumas raças não possuem a característica de serem ativos, como o beagle e o basset, e necessitam ser estimulados para que não se tornem obesos.

Infelizmente, hoje muitos cães ficam trancados dentro de apartamentos ou de casas sem quintais, com praticamente nenhuma atividade. Além do declínio no aspecto físico, a parte psicológica também fica afetada, já que o animal perde a capacidade de se sociabilizar com outros animais de sua espécie.

Além disso, ficam entediados, procurando gastar suas energias com atividades consideradas não muito adequadas, como roer chinelos, sapatos, morder fios, arranhar portas, uivar, entre outras, que acabam por causar broncas cada vez maiores.

Com o movimento, o cão gasta energia, tornando-se mais calmo, dócil e até sociável. Além disso, haverá um fortalecimento do sistema cardiovascular, uma digestão mais saudável e ossos e músculos mais fortes.

O exercício físico predileto de um cão, sem dúvida, é um passeio, que deve ser diário pela rua acompanhado de seu dono. Não esquecer nunca do uso da coleira e da guia como forma de proteção para você e para os demais. Quanto maior o porte do animal, mais exercício ele necessita.

Lembre-se sempre da água e fique atento (a) a sinais de cansaço ou esforço, como: respiração ofegante, fadiga e passadas irregulares. Caso isso ocorra, pare e deixe seu “amigo” descansar. Por outro lado, se o seu cão realiza corridas junto com você, é importante uma consulta ao veterinário.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário