O animal acima é uma destas criaturas. Descoberto em 1958 por Francis Tully, e apelidado de “Monstro de Tully”, ele tem desafiado os paleontólogos. É um molusco? É um verme?
Descoberto o mais antigo fóssil humano com 2,8 milhões de anos
Em trabalho recentemente publicado na Nature, a Dra. Victoria McCoy, da Universidade de Yale, identificou o estranho ser como um provável ancestral ou parente da lampreia.
A equipe da Dra. McCoy examinou mais de 1.200 exemplares e chegou à conclusão que uma certa estrutura aparente nos fósseis não era o sistema digestivo, mas uma notocorda, um órgão que mais tarde veio a dar origem à coluna vertebral.
Além da notocorda, o pequeno animal de 10 cm também tem guelras, dentes de queratina (o mesmo material das unhas e cabelo), um corpo alongado e segmentado, e uma nadadeira caudal com lobos ventral e dorsal. Sem contar aqueles olhos protuberantes, afixados no que parece uma barra rígida.
Lampreia marinha
A classificação do Tullimonstrum gregarium ou Monstro de Tully como um ancestral da lampreia lança algumas luzes sobre o passado evolutivo daquele vertebrado agnato (sem mandíbula).
Fonte:
[Gizmodo BBC, Nature]
Publicado por:

Nenhum comentário:
Postar um comentário