quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A ampla área de atuação dos Zootecnistas

 A Zootecnia é uma ciência que estuda o manejo dos animais, tanto para a produção de alimentos, como para a preservação das espécies.
Existe uma concepção equivocada por parte dos leigos a respeito do Zootecnistas. A grande maioria da população ainda tem a visão de que o Zootecnista é um profissional que atua somente em fazendas trabalhando diretamente com animais de produção, o que está completamente errado.
Nos dias atuais, o Zootecnista é encontrado em diversos segmentos dentro do agronegócio nacional e internacional, ocupando cargos de grande relevância e impacto para segmento agrícola e agropecuário.
A atuação do Zootecnista é muito ampla, encontrado em diversos segmentos, tais como:
  • Gestores de fazendas:  Responsáveis por solucionar problemas, realizar treinamentos com os outros colaboradores e otimizar a produção em toda e qualquer criação animal.
  • Vendas e assistência técnica: Representar comercialmente empresas do ramo de nutrição, medicamentos e melhoramento genético, contando com um excelente portfólio de produtos. Deve ser um profissional comunicativo, e deve-se manter sempre atualizado, levando ao produtor rural novas tecnologias para solucionar os problemas de sua criação.
  • Fábricas de rações: Atuar em formulação de rações, encarregado de linhas de produção, laboratórios de análises da qualidade das rações produzidas, dar aporte e assistência técnica em atendimento ao SAC relacionado a dúvidas nutricionais.
  • Indústrias beneficiadoras de produtos de origem animal: Realizar controle de qualidade dos produtos processados, atuando desde o recebimento da matéria prima até a expedição do produto acabado.
  • Melhoramento genético: Aprimorar espécies através do melhoramento genético, que nos dias atuais é difundido em todos os tipos de criações de animais. Produzir animais de alto potencial produtivo, capazes de proporcionar aumento na rentabilidade do homem do campo.
  • Nutrição animal: Hoje em dia um dos ramos que mais emprega Zootecnistas. Tudo isso devido ao vasto conhecimento nutricional que o curso de Graduação em Zootecnia proporciona para os acadêmicos, preparando-os para atuar como nutricionistas em todas as criações de animais.
  • Zootecnia silvestre: Sim, o Zootecnista também pode atua com animais silvestres. A atuação ocorre em ONGS e Zoológicos, onde o profissional da zootecnia realizam o manejo nutricional, programas de bem estar e recreação silvestre.
  • Nutrição de cães e gatos: A área de nutrição de animais de companhia está em grande expansão na atualidade, desta forma as empreses do ramo pet food estão apostando cada vez mais na inserção do Zootecnista na nutrição de cães e gatos.
  • Área acadêmica: Nas instituição de ensino este profissional pode atuar na docência em ensino técnico e superior, nas disciplinas que compete ao profissional. Deve-se sempre lembrar que para o sucesso e a acessão na área acadêmica, estes profissionais devem estar sempre atualizados, com cursos de MBA, Mestrado e Doutorado.
A Zootecnia é uma área muito vasta, que os tópicos citados acima servem apenas para dar noção de algumas das atribuições dos Zootecnistas, que vão muito além da área de produção animal.
De 8 a 10 semestres de estudo, nos períodos de manhã, tarde ou noite (dependendo da instituição de ensino) o acadêmico estuda disciplinas que vão desde todas as cadeias produtivas, até a parte administrativa do agronegócio.
A Zootecnia é uma realidade no Brasil, e o mercado de trabalho na área demonstra grande crescimento, o que torna-se favorável aos profissionais que atuam na área e aos futuros Zootecnistas.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário