sábado, 12 de dezembro de 2015

ZOOTECNISTA - Um profissional apto para atuar em nutrição de animais de companhia

 O mercado de alimentação para cães e gatos atualmente é possui uma cadeia consolidada e de alta expressividade econômica, onde gera empregos direta e indiretamente em todo Brasil.

Todo o crescimento econômico deste segmento é fruto da mudanças de hábitos que aconteceram no decorrer das últimas três décadas, onde os cães e gatos começaram a ser tratados como parte integrante das famílias, muitos saindo dos pátios e entrando em convívio familiar dentro das residências.

A convivência do homem com cães e gatos proporciona diversos benefícios para os seres humanos, tais como: fazer companhia; ocupar o lugar e ausência de pessoas; proporcionar alegria e descontração; interação com crianças; guias para portadores de deficiência visual; cães treinados para proporcionar segurança de residências e empresas.

A expressividade do crescimento dos animais e do segmento é demonstrado pela ABINPET (2013) onde o País é a quarta maior nação em população de animais de estimação e a segunda maior em população de cães e gatos.

Economicamente segundo a ABINPET (2013) o setor é responsável por 0,31% do PIB nacional, ficando à frente do setor de geladeiras, componentes eletrônicos e produtos de beleza.

Os dados mostram a grande importância deste segmento, que além do crescimento econômico proporciona a geração de empregos em indústrias de pet food para diversos profissionais da área.

Para que os cães e gatos possam obter das rações secas e úmidas todos os nutrientes necessários para manutenção nas diferentes fazes da vida, é preciso fornecer uma alimentação balanceada, composta por proteínas, fibras, gorduras, vitaminas, minerais e aditivos.

Para obter uma ração balanceada atendendo as diferentes fazes da vida do animal, a mesma precisa ser formulada com a quantidade correta de nutrientes, obedecendo os limites mínimos e máximo que são determinados segundo a IN nº7 de 5 de abril de 1999 fixados pelo MAPA (2009), garantido assim a qualidade do produto.

Para produzir uma dieta equilibrada é necessário profissionais capacitados para exercer tal função, onde o Zootecnista é um dos profissionais que se destacam para o exercício destas tarefas, devido ao amplo conhecimento adquirido em nutrição animal durante o período acadêmico.

Segundo PIZZETTI (2013) trabalhar com a nutrição de animais de companhia é uma das funções que podem ser exercidas por Zootecnistas, o que demonstrou nos últimos anos grande interesse pela área, além da procura destes profissionais por parte das empresas, decorrente da expansão do mercado pet food e o bom desempenho dos já atuantes na área.

Além das formulações de rações secas, úmidas e petiscos, o Zootecnista também pode atuar como nutricionista de cães e gatos, indicando a ração correta para cada animal em suas diferentes fazes de vida.

Através do amplo conhecimento em nutrição animal, o profissional da zootecnia tem a capacidade de atuar na orientação sobre as diferentes formas de nutrir os cães e gatos, garantindo assim a ingestão de todos os nutrientes essenciais em dietas alternativas, tais como: vegetarianas, orgânicas e caseiras, que com a orientação de um Zootecnista podem ser preparadas pelos próprios donos em suas residências.

Além de estar presente nas indústrias e na orientação nutricional, a área de pesquisa em universidades também é ocupada por estes profissionais, atuando em linhas de pesquisas aprofundados em nutrição, digestibilidade e aditivos, obtendo a partir de estudos, dados que contribuem para o aprimoramento da nutrição de cães e gatos de modo geral.

Muitos conhecem o Zootecnista como um profissional que trabalha apenas com animais de produção, mas desconhece sua atuação no manejo e nutrição de cães e gatos. O Zootecnista é um profissional apto e de vasto conhecimento, podendo atuar em nutrição e manejo de todas espécies de animais.

REFERÊNCIAS
MAPA. Manual de Legislação: programas nacionais de saúde animal do Brasil / Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Secretaria de Defesa Agropecuária. Departamento de Saúde Animal. – Brasília: MAPA/SDA/DSA, 2009.

ABINPET. Dados referentes ao mercado pet food em 2013. Disponível: <http://abinpet.org.br/imprensa/noticias/abinpet-divulgadados-mercado-pet-2013/> Acesso: 12/05/2015, 2013.

PIZZETTI, V. Estudo da UDESC Oeste aponta criação de cães e gatos como área de atuação do Zootecnista. Universidade do estado de Santa Catarina. Disponível: < http://www.sc.gov.br/mais-sobre-educacao/2463-estudo-da-udesc-oeste-aponta-criacao-de-caes-e-gatos-como-area-de-atuacao-do-zootecnista> Acesso: 12/11/2015. Ano. 2013.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário