quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Mudanças climáticas 3 - Incentivo ao uso de transporte público gera redução de emissões

Transporte

Governo Federal

O relatório identifica também a área de transporte como a de maior potencial de redução, pois este setor responde pela maior parte das emissões em cidades brasileiras.

A pesquisa aponta que a Política Nacional de Mobilidade Urbana (que autoriza estados e municípios a restringir circulação de veículos, entre outras coisas), lançada em 2012, pode reduzir até 2020 as emissões de transporte de passageiros em 19,5 milhões de toneladas de CO2 até 2020. Seria o mesmo que anular quase todas as emissões de uma cidade do porte do Rio, onde 22 milhões de toneladas de CO2 foram emitidas em 2012.

"Para isso, seria necessário não só melhorar o transporte público, mas também restringir o uso do carro, criando pedágios urbanos e vetando sua circulação em áreas da cidade", defende Kahn.

"Se não houver este tipo de penalidade, que é impopular do ponto de vista político, as pessoas dificilmente deixarão o carro em casa, porque é um meio de transporte mais confortável."

O relatório destaca iniciativas como o BRT, no Rio de Janeiro. Segundo dados do estudo, o índice de pessoas usando meios de transporte de massa na cidade atingirá 63% em 2016, ante 18% em 2010, antes da criação deste sistema de corredores exclusivos para ônibus.

Eichel, da Bloomberg, destaca, no entanto, que investimentos na infraestrutura de transportes levam tempo e, por isso, é importante atuar nas outras duas áreas para que objetivos sejam atingidos no curto prazo.

"Apesar de terem mais impacto, mudanças na rede de transporte demoram mais a gerar benefícios. As oportunidades de redução com mais eficiência energética podem ter, por exemplo, um efeito quase imediato."


Fonte: BBC Brasil

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