domingo, 13 de setembro de 2015

PROPOSTAS/Educação II - Usar as avaliações externas para aprimorar o ensino


"Olhar para os resultados de um trabalho é fundamental em qualquer gestão, inclusive na pedagógica. Mais que uma política pública, a avaliação serve para a sociedade monitorar o sistema de ensino e saber se o direito de aprendizagem dos alunos foi ou não atendido. E no Brasil, com tantas carências, não podemos deixar de dar sentido a isso.

O país tem produzido medidas que sintetizam o desempenho dos estudantes, mas ainda pode melhorar muito na transformação dos números em informações de utilidade pedagógica. Para que isso aconteça, os relatórios devem chegar às escolas em um formato que possa de fato ser utilizado por professores e gestores para direcionar suas decisões. Não basta saber apenas a nota média, como ocorre hoje.

Vale a pena observar o exemplo de Ontário, no Canadá. Lá, as escolas recebem os apontamentos da avaliação cerca de dois meses após ela ser realizada, um tempo bem menor do que no Brasil (onde isso se dá anos depois). Assim, a maioria dos diretores e professores usa os dados para identificar as áreas em que estão bem e aquelas que precisam de atenção. A evolução do desempenho dos estudantes ao longo dos anos mostra que isso faz a diferença no aprendizado. Por aqui, exceto em 2001, quando o Inep fez um esforço de produzir um relatório pedagógico substancial, pouco foi desenvolvido nesse sentido.

Um dos resultados gerados por uma avaliação é o mapa de itens. Ele indica o que foi aprendido em cada ponto da escala de avaliação e também o que os alunos ainda não sabem. O ideal é que os responsáveis pelos exames enviem relatórios para as instituições de ensino com os mapas comentados. Assim, será possível priorizar ações que atendam às dificuldades dos alunos e fazer intervenções mais efetivas."

José Francisco Soares é especialista em avaliação e medidas educacionais e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fonte:

Gente que Educa

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