sábado, 15 de agosto de 2015

Confira algumas dicas sobre as erupções e trocas de dentes do cavalo


É muito importante saber em que idades ocorrem as erupções e as trocas dos dentes decíduos (de leite) por dentes permanentes nos cavalos .

É comum atrasar a troca dos dentes decíduos; nesses casos, o Médico Veterinário, atuante em odontologia equina, deve ser chamado para avaliar e extrair esses dentes que já deveriam ter sido trocados.

Caso esses dentes não sejam trocados em tempo hábil, eles podem causar grandes problemas, na oclusão dos incisivos e dos molares (os dentes permanentes podem ficar desalinhados e a mordedura pode ficar torta). Esses problemas podem persistir para o resto da vida do animal, causando muitos distúrbios de mastigação.

Dos dois anos e meio, até os 4 anos de idade, todos os dentes decíduos devem ter sido trocados por permanentes, na idade específica para a troca de cada dente 

Não se deve esquecer de pedir um exame dos dentes dos equinos, antes do início da doma, que normalmente acontece entre dois anos e meio, e três anos de idade. É um período de grande modificação na dentição dos cavalos.

Um dente problemático, nessa fase, pode tornar a doma muito complicada. A dor do dente em contato com a embocadura pode ocasionar traumas ou gerar problemas de comportamento do animal. Isso poderá ser evitado, ao se fazer um exame dentário nos equinos, antes do início da doma, como já foi mencionado.


Autor: Dr. Ciro Pinheiro Mathias Franco
Fonte: Site Dentistas de Cavalos

Nenhum comentário:

Postar um comentário