segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Ciência comprova que cães sentem um monte de emoções como os humanos


É fácil “humanizar” os nossos cães. Às vezes, eles parecem ter tantas características humanas que nos esquecemos que eles muitas vezes não estão tendo a mesma percepção que nós diante de uma determinada experiência. Mas a ciência de fato tem mostrado que nossos companheiros caninos realmente sentem um monte emoções como humanos.
Por exemplo:
Eles podem retribuir amor
Um artigo publicado no jornal The Atlantic, pelo pesquisador Paul Zak, informa que foram estudados os níveis de oxitocina em um cão quando ele interagiu com um outro animal. O estudo descobriu que os níveis de hormônio do cachorro – associado ao amor e à união – aumentou 48 %, indicando que os cães são capazes de sentir afeto uns pelos outros.
Eles podem sentir ciúme
Os donos de cachorros muitas vezes relatam que o animal parece agir com ciúmes quando um outro cão de estimação está por perto, mas os cientistas realmente comprovaram essas suspeitas. Segundo um estudo publicado na revista PLoS ONE, os pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) estudaram as reações de 36 cães quando os donos deram atenção para um cachorro de pelúcia que latiu e abanou o rabo. Os cães se posicionaram entre o dono e o brinquedo, latiram e até cheiraram o traseiro do objeto. Quando o dono ficava entretido por objetos que não se mexiam (um livro ou um brinquedo de plástico), os cães praticamente não mostraram nenhuma reação.
Eles observam as pessoas (e sabem quando estamos sendo esnobados)
Um estudo japonês, que registrou as reações dos cães quando as pessoas se recusaram a ajudar o seu dono, mostrou que eles são capazes de observar e reagir a uma situação social entre os seres humanos. O estudo incluiu um cenário de interpretações que provou que os cães não interagem com uma pessoa que esnobou o seu dono. Fofos, não?
Eles podem seguir o nosso olhar
A National Geographic informou que cientistas demonstraram que cães são capazes de seguir olhares humanos em toda a sala ou no espaço, mas apenas se eles são cachorros ainda inexperientes. A teoria é que os cães treinados sabem olhar para o rosto humano, ao invés de seguir o olhar, para ver o que eles estão pensando em fazer, para receber a sua recompensa. De acordo com o pesquisador-chefe Lisa Wallis, o treinamento foi o “pedaço de faltava no quebra-cabeça.”
Eles podem processar nossa conversa
Finalmente, um estudo na revista Current Biology sugeriu que os cães mostram padrões similares de processamento de fala humana. Quando dado um comando com uma voz monótona, cães viram para a direita, mostrando que eles estavam usando o hemisfério esquerdo de seu cérebro (o que usamos para o processo de fala). Quando se fala com um discurso ininteligível, com tons emocionais, os cães mostraram o hemisfério direito de seu cérebro, que os seres humanos usam para processar estímulos emocionais.
Então, qual é a próxima evidência? Um adestrador diz que os cães são capazes de ler. Mas isso é assunto para outra conversa. O que sabemos com a mais absoluta certeza é que nós os amamos muito!
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário