Em sua maioria, os animais exóticos são animais silvestres autorizados pelo IBAMA para a criação doméstica.
Antes de adquirir o seu animal exótico, certifique-se que ele possua autorização para ser comercializado e nota fiscal que comprove sua origem.
Iguana
São animais que se alimentam de plantas, gostam de repousar ao sol e vivem em árvores. Ou seja, o seu ambiente em cativeiro deve ser o mais semelhante possível disso. A temperatura ideal do ambiente deve girar entre os 33ºC, pela manhã, e 20ºC, à noite, pois são animais de sangue frio. É muito importante fornecer 14h de luz e 10h de ausência de luz por dia. Dependendo de onde viva, e não tenha acesso a luz solar, compre lâmpadas que emitam radiação UVB, pois as iguanas necessitam também dessa luz. Nos meses mais secos, algumas iguanas gostam de tomar banho.
A gaiola deve dispor de locais apropriados para que o lagarto se esconda na sombra, com um piso adequado, ramos e pedras para eventuais exercícios e plantam que mantenham a umidade do ambiente. Disponibilize água fresca e limpa para o animal beber. A dieta é composta por vegetais e frutos, fornecidos em pedaços. Animais mais velhos, se alimentam uma vez por dia; os mais novos, duas vezes por dia.
Outros lagartos que também podem ser criados como animal de estimação, são os teiú-argentino, brasileiro e o camaleão.
Jiboia
A primeira coisa a se pensar quando decidir criar uma cobra, é sobre o espaço em que ela será criada. Esse espaço é o terrário, que deve ter 2/3 do tamanho total do animal, sendo que altura e largura com proporções de 1/3 do comprimento do animal.
O local deve ser bem arejado, com temperatura controlada por um termostato, entre 25ºC e 30ºC. No fundo do terrário, utilize um substrato para absorver a urina e as fezes do animal. Adquira o terrário em pet shops, de preferência, pois já vem adaptado para isso. O terrário também deve ter lugares quentes e frios, para a jiboia escolher onde ficar.
De preferência, alimente a cobra com camundongos vivos, vendidos para essa finalidade em pet shops ou criadores. Tire-a do terrário para ser alimentada. Ao manuseá-la, cuidado com mordidas, pois um animal desse porte pode causar grandes estragos.
Tarântulas ou Caranguejeiras
Elas devem ser criadas em aquários ventilados, com orifícios de ventilação que não sejam suficientemente grandes para que elas escapem por eles. Coloque um substrato no chão de sua moradia, para absorver seus dejetos. Acrescente itens de decoração que possam servir de esconderijo para a aranha, dentro do aquário.
Disponibilize água em uma pequena vasilha. Coloque também um medidor de umidade no ambiente. Caso seja necessário, borrife água no animal. Sua alimentação consiste de grilos vivos, gafanhotos ou besouros, que sejam adequados ao tamanho dela. Moscas de fruta e larvas também são boas opções. Não precisam ser alimentadas diariamente. No período de troca de pele, não forneça o alimento de três a cinco dias que o processo estiver completo.
Não pegue-a na mão regularmente, porque, embora sua mordida não seja mortal, todas as espécies podem morder. A tarântula pode ser adquirida em sites, criadores, ou lojas especializadas. De preferência, esse animal deve viver em um ambiente de temperatura entre 22ºC e 30ºC. Não é recomendado criar mais de uma no aquário, pois possuem instinto canibal e são animais peçonhentos. Têm pelos urticantes.
Ratos
As espécies podem variar entre os camundongos ou topolinos e omecol ou twister. São animais bastante ágeis, bons de escalada, nado, mergulho e saltos. Tem sentidos como audição, olfato e paladar bem desenvolvidos.
São animais que se socializados, se tornam amáveis e deixam de ser agressivos. Para adquirir um, dirija-se a um pet shop ou diretamente a um criador. Procure comprar um filhote e busque por sinais de saúde no animal (aspecto dos olhos, pelo e cauda).
Geralmente, eles vivem em colônia, mas dê preferência pela criação de duas fêmeas, ou um casal, pois dois machos podem brigar pelo território. Procure criá-los em uma gaiola com espaço suficiente, ou um aquário. Em geral, os ratos têm hábitos noturnos, mas dependendo do horário em que são alimentados, podem ser tornar diurnos. A alimentação deve ser baseada em ração, grãos e legumes, vegetais e frutas (semelhante ao paladar do hamster). Disponibilize água fresca em um bebedouro e não alimente demasiadamente o animal.
Ouriço Pigmeu Africano ou Hedgehogs
A alimentação desse animal na natureza, é baseada em insetos, mas quando domesticado, é mantido com ração de gato (filhote e diet), frutas e legumes. Petiscos como queijo e grilos são muito bem vindos. Disponibilize água fresca em um bebedouro de bico. Sua gaiola deve ser semelhante a de um hamster, com uma casinha para abrigo, além de receber limpeza constante.
Em relação a saúde, o ouriço não costuma receber qualquer tipo de vacinação. Mantenha seu ouriço em temperatura acima de 16ºC, pois abaixo disso o animal irá hibernar, o que não é necessário na espécie. Quando bem cuidado, recebendo carinho e atenção, o ouriço deixa seus espinhos em repouso, para não ferir seu dono. Leve seu animal regularmente ao veterinário especializado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário