quinta-feira, 16 de abril de 2015

Saiba mais sobre manejo e alimentação de bezerros


Quando iniciar os cuidados nutricionais na criação de bezerros?

Os cuidados nutricionais iniciam-se logo após o parto, quando o bezerro deve ingerir o primeiro colostro, aproximadamente 5% do peso vivo, o mais cedo possível até seis horas após o nascimento; também conhecido como "leite sujo", o colostro é que vai garantir a sobrevivência do bezerro fornecendo os anticorpos necessários à sobrevivência do animal ante as doenças e enfermidades. Geralmente o bezerro é desmamado aos 8 meses de idade, mas o produtor pode lançar mão de alternativas para o desaleitamento precoce fornecendo além da dieta líquida, no caso o leite, um concentrado inicial próprio para estimular o consumo de dieta sólida e o desenvolvimento ruminal.

O concentrado inicial deve conter Proteína Verdadeira de alta digestibilidade, Minerais, Vitaminas e Aditivos, além de estimulantes ao consumo (ingredientes palatabilizantes e flavorizantes) que irão proporcionar um consumo ótimo e consequentemente o desenvolvimento precoce desses animais.

Como se explica o nascimento de bezerros fracos e pequenos?

Problemas como nascimento de crias fracas ou natimortos geralmente são causados por uma nutrição deficiente na gestação da vaca, isto é comum no campo, em propriedades onde não se faz uma suplementação correta e as pastagens não suprem as necessidades mínimas de mantença e crescimento do feto, principalmente no terço final da gestação. Vacas devem estar em boas condições corporais, sendo indesejáveis as condições extremas, vacas muito magras ou vacas muito gordas. A nutrição da cria inicia-se no período fetal, onde a nutrição tem um papel importante em atender as exigências do animal, Há evidências de que as deficiências de energia, proteína, fósforo, iodo, manganês, cobalto, selênio e das vitaminas A, D e E na dieta da vaca gestante podem causar problemas.

Quais as características de um bom concentrado para bezerros?

Os concentrados servem como estimulo para a cria desenvolver o seu rúmen, a ração fornecida no creep deve ser palatável. Ao prepará-la, deve-se estar atento para os seguintes pontos: textura não muito fina; os ingredientes finamente moídos reduzem o consumo, formam um bolo na boca e nos lábios, provocando recusas e aumentando as perdas. Para promover o sabor e cheiro agradável para estimular o consumo deve-se incluir flavorizantes e palatabilizantes na sua composição, outro ponto importante é manter um nível baixo de fibra aliado e alto de energia.

Os níveis de garantia devem ser de 20% a 25% de proteína bruta (PB) e 75% a 80% de nutrientes digestíveis totais (NDT), Minerais, Vitaminas e aditivos melhoradores de desempenho e preferencialmente na forma peletizada; deve ser fornecido aos bezerros da primeira semana de vida até a desmama.

Os bezerros podem ser criados a pasto desde o nascimento? Qual a melhor pastagem para bezerros?

Existem dois tipos de criação, a bovinocultura de corte e bovinocultura de leite, os bezerros de corte são criados ao pé da vaca e permanecem no pasto junto com a mãe; ali o animal é dependente somente da habilidade materna da mãe e do leite ingerido, o animal se adapta e começa a pastejar conforme o seu desenvolvimento ruminal, sem interferência humana nos primeiros dias de vida com exceção daqueles produtores que utilizam o sistema de creep feeding onde os bezerros já recebem dieta sólida a partir da primeira semana de vida.

Já as crias de vacas leiteiras após o seu nascimento vão para a maternidade, que deve ser um local limpo livre de contaminações e de parasitas, onde recebem o aleitamento e ração diariamente (creep), estes animais permanecem neste local até a desmama.

As pastagens recomendadas para bezerros em aleitamento devem ser de boa qualidade, caracterizadas por elevados teores de proteína, baixos teores de fibra, boa digestão e boa aceitação. Para bezerros de corte criados a campo, sugere-se o plantio de pequenas áreas, cercadas, dentro da invernada de cria, de sorte que somente os bezerros lhes tenham acesso (creep-grazing).


No caso de bezerros jovens, a cana-de-açúcar e a ureia podem ser utilizadas na alimentação destes animais?

A partir de 2 meses de idade os animais estão aptos a começarem a receber a cana-de-açúcar e ureia na sua alimentação, Deve-se, entretanto, tomar cuidado com essa categoria animal, para evitar possíveis casos de intoxicação. Como a cana possui um valor baixo de proteína é necessário acrescentar ureia e sulfato de amônio, resultando uma dieta equilibrada principalmente usada na época da seca do ano.

Como a Nutrição Funcional pode contribuir para a saúde das vacas gestantes e dos bezerros?

A nutrição eficiente dos animais em reprodução é o primeiro passo para o sucesso na produção de gado de corte e leite. A Nutrição Funcional tem papel fundamental para o bom desempenho reprodutivo e do rebanho em geral, na medida em que fornece os nutrientes necessários ao bem estar e a saúde desses animais através de suplementos compostos de ingredientes de qualidade e alta digestibilidade e aditivos que melhoram o desempenho e reduzem o stress e consequentemente melhorando o desempenho reprodutivo, de ganho de peso e produção leiteira. Nos produtos Real H, por exemplo, utiliza-se a Nutrição Funcional através do uso da Homeopatia Populacional e outros suplementos alimentares que proporcionam, entre outras funções, melhora nas taxas de conversão e eficiência alimentar, através de melhorias da atividade ruminal e da absorção intestina


Informações Real H
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário