sexta-feira, 10 de abril de 2015

Qual é a dose ideal de alimento que eu devo dar ao meu cão?



A quantidade de ração e quantas vezes o seu cachorro se alimenta por dia podem fazer toda a diferença para a saúde do seu amigão. Cães que comem demais, podem tornar-se obesos e letárgicos, enquanto cães que estão em uma dieta adequada tornam-se companheiros mais capazes de nos acompanhar a todo momento, apresentam melhor vigor físico em todas as ocasiões e têm menor chance de desenvolver problemas de saúde.


A primeira questão importante é em relação a porção de ração que você está oferecendo ao seu cão todo dia. Um bom ponto de partida é seguir as instruções do próprio fabricante em relação a quantidade ideal que o seu cão deve comer por dia. Considere que cães como um Border Collie ou um Pastor Alemão, que são muito ativos e gastam bastante energia, vão consumir uma porção maior de ração do que, por exemplo um Pequinês que passa boa parte do tempo dentro de casa. É sempre uma boa ideia acompanhar de perto o desenvolvimento do seu cachorro, desde filhote. Se você acha que ele está magro demais, aumente um pouco a porção diária de ração. Se, ao contrário, ele parecer acima do peso, procure diminuir um pouco essa quantidade.



Outra questão a ser observada é em relação ao porte do cachorro. Dependendo da raça e dopeso do animal vai ser importante que ele possa se alimentar um número maior de vezes por dia, mesmo em se tratando de um cão adulto. Por exemplo, é recomendado para um pequeno Yorkshire adulto que ele possa receber alimentação 3 vezes ao dia para evitar uma baixa de açúcar no sangue. No entanto, cães adultosde maior porte não precisam comer várias vezes ao dia. 


Em geral, 2 refeições diárias são suficientes para que o cão tenha tempo de digerir o alimento e ficar com fome novamente. Um delicioso petisco de baixa caloria entre as refeições também pode ser oferecido sem problemas.


Outro ponto de grande importância é a idade do cachorro. Os filhotes mais novos precisam se alimentar com maior frequência, portanto a porção diária deve ser fracionada em porções menores, que devem ser oferecidas ao longo do dia, de preferência com intervalos regulares. Utilize de bom senso nesta questão, considere que filhotes mais novinhos precisam comer várias vezes por dia. 


Por exemplo, os filhotes com idade aproximada de 8 semanas devem receber alimentação cerca de 4 vezes ao dia, enquanto filhotes mais velhos podem comer entre 2 e 3 vezes ao dia.


Cachorro pode comer uma vez por dia?



No caso dos cães adultos, ou filhotes acima de 8 meses, é recomendado que o cachorro possa se alimentar 2 vezes ao dia, com intervalos de tempo regulares. Esse é o método de alimentação mais indicado para a maioria das raças de médio e grande portes. 

Mas, para responder a nossa questão inicial, se cachorro pode comer uma vez por dia, devemos dizer que sim, pois em alguns casos a alimentação diária em porção única pode não fazer mal para o cachorro, em especial para algumas raças de maior porte. Os cães que se alimentam de uma dieta natural, baseada em ingredientes frescos, também podem se acostumar mais facilmente em se alimentar uma vez ao dia. Algumas dietas naturais são baseadas em alimentos crus, e nesses casos há muitos cães que acabam se alimentando uma vez por dia. 

No entanto, como regra geral, o mais recomendado é que você possa fracionar a alimentação em duas porções, em especial para os cães que se alimentam com ração industrializada. Lembre-se que nesse caso, é importante fracionar a porção diária em 2 refeições, sem aumentar a quantidade de ração oferecida ao seu cão diariamente.

Normalmente, o sistema digestivo dos cães são plenamente capazes de digerir o alimento em até 12 horas, portanto, os cães que se alimentam apenas umas vez ao dia acabam por ficar muito tempo de estômago vazio. Embora isso não seja considerado um grande problema, alguns especialistas afirmam que um tempo excessivo com o estômago vazio poderia gerar problemas gastro-intestinais similares aos que ocorrem em nós, humanos. Um deles, por exemplo, poderia ser a gastrite. 


Outra questão é que um espaço de tempo muito grande entre asrefeições poderia causar um aumento repentino na taxa de açúcar do sangue, seguido de um período de letargia enquanto o cão fica a espera da próxima refeição. Portanto, embora os cachorros possam ser alimentados uma vez ao dia, o mais recomendado é fracionar a alimentação diária em duas porções.

Fonte:

Cachorro pode comer isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário