sexta-feira, 17 de abril de 2015

A Alimentação Correta Para seu Cavalo

A grande maioria está acostumada a ter animais de pequeno porte para cuidar, cães, gatos, peixes, pássaros, mas quando se trata de animais maiores, a conversa é outra, já que eles necessitam de um cuidado diferenciado, o que é o caso do cavalo.



Alimentação Correta Para Cavalo


Muitas pessoas que têm um cavalo podem desconhecer a forma que ele deve ser alimentado, mas há a quantidade certa de ração que o animal deve consumir diariamente.


Um cavalo adulto consome de 0,5 a 1% de seu peso total, em ração. Porém, a quantidade necessária de alimentação do cavalo não pode ser feita só em ração, mas também em feno e capim verde, que devem somar 3% do peso do cavalo e oferecida ao animal de forma fracionada, várias vezes ao dia. Tudo isso deve ser contabilizado visando o tipo de trabalho que o animal executa e também levando em consideração sua idade.


Cavalo Comendo Capim


Os cavalos, apesar do tamanho, são animais extremamente sensíveis e tendem a ter muita cólica, em razão da alta quantidade de alimento que ingerem, por isso, estes devem ter muita qualidade. As dores abdominais podem ser originadas de ver, de quantia exagerada da ração ofertada ou do feno, e ainda de alimentos ruins, por exemplo, o capim ou feno oferecido estarem já embolorados. Outro fator que pode causar o desconforto no animal é a falta de hidratação, ou seja, consumo inferior do ideal, de água.


A falta de água para o cavalo pode levá-lo à morte, já que 60% da massa corpórea do animal e é o que mantém as funções vitais dele. Porém, a água não pode ser fornecida logo depois do exercício, o cavalo deve voltar ao descanso e só então beber água à vontade.




Ração Para Cavalo


As rações dos pequenos animais é diferenciada de acordo com a idade e a necessidade dos mesmos, e a dos eqüinos não é diferente. Também podem ser encontrados alimentos baseados na quantidade de caloria que cada tipo de animal deve ingerir, principalmente aqueles que executam trabalhos estafantes, como o caso dos cavalos atletas.


Além da ração correta para seu cavalo, as visitas ao veterinário são importantes para avaliar seu desenvolvimento e desempenho, os exames também são peças fundamentais, pois podem diagnosticar doenças e com isso buscar uma nutrição balanceada adequada, compensando as vitaminas e minerais que faltam ao seu animal através de compostos nutritivos, que elevam a qualidade de vida e de trabalho de seu eqüino.


Caso tenha dúvidas da melhor ração e melhor complemento nutricional, pesquise em revistas, sites que podem ajudar a tirar suas dúvidas e auxiliar na busca de uma vida saudável para seu cavalo. Isso tudo, sem nunca dispensar as orientações médicas e dos tratadores que convivem e conhecem bem os hábitos alimentares de seu anima.l


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário