segunda-feira, 2 de março de 2015

Como escolher brinquedos ecologicamente corretos para seu mascote


Amar os nossos animais de estimação e cuidar so planeta são ações que andam de mãos dadas. Felizmente, os brinquedos para mascotes frequentemente são ecológicos. Um brinquedo que contenha materiais ecológicos, feitos por uma empresa dedicada à "ecologização" da sua produção, não é garantia de que um brinquedo para um animal de estimação é saudável, mas é um passo na direção certa. Aqui estão 7 dicas sobre como escolher um brinquedo ecologicamente correto, e seguro, para seu mascote.


Verifique o rótulo
- onde foi feito? Verificou-se que brinquedos feitos em lugares distantes como a China contêm metais pesados e substâncias químicas tóxicas. Você pode estar bastante certo de que, se os brinquedos são feitos com materiais tóxicos, a sua produção gera subprodutos tóxicos, que são más notícias para todo o planeta. É claro que isto não significa que todos os brinquedos para animais de estimação, provenientes da China, contêm compostos tóxicos. 


Esteja atento a todos os recall, visite sites de notícias relacionadas a bichinhos de estimação para saber as últimas notícias.

Verifique o rótulo - de que o brinquedo é feito? É feito com materiais orgânicos certificados? O rótulo só diz "orgânico", ou apenas diz que é "natural"? O termo "orgânico", por si só, pode ser confuso e significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Se as matérias são orgânicos certificados, significa que cumprem rigorosas exigências estabelecidas. Os fabricantes que alegam que seus brinquedos são "naturais" não estão dizendo a você muito sobre seu produto - informe-se mais.

Verifique o rótulo uma última vez - há informações sobre a empresa? A empresa informa esforços feitos em favor do meio-ambiente? Participa de alguma organização dedicada a práticas ecológicas? As empresas que se preocupam realmente com o nosso meio ambiente, na maioria das vezes, informarão a você o que estão fazendo para ajudar a melhorá-lo. Relatar este envolvimento é um grande instrumento de marketing, além de mostrar que a empresa coloca em prática os seus discursos.

Cheire e toque o brinquedo. O brinquedo cheira a produtos químicos ou é áspero ao toque? Brinquedos para animais de estimação não devem ter um cheiro químico forte - isto pode indicar resíduos químicos nos materiais que compõem o brinquedo.

Os brinquedos para animais de estimação também deve ser bons ao toque.
 Afinal, o seu animal de estimação vai mastigá-lo! Tecidos ásperos podem conter matérias plásticas e tecidos sintéticos que são insalubres para mastigar. A produção de plásticos e de muitos materiais sintéticos gera subprodutos que não são favoráveis ao meio ambiente.

Evite brinquedos fortemente tingidos. Qualquer brinquedo que solta tinta quando está molhado certamente vai desprender corantes na boca do seu animal de estimação. Os corantes de tecido não são testados para o consumo. As pessoas não "comem" tecido, mas os animais de estimação comem! Os corantes para tecido contêm metais pesados e produtos químicos fortes. 

Estes corantes também são nocivos ao meio ambiente, e se desprendem durante a produção primária de tecidos coloridos. Este processo ocorre com mais freqüência em comunidades do terceiro mundo e tem sido responsável pela destruição de muitas fontes de abastecimento de água das comunidades.

Evite brinquedos que foram tratados com retardadores de fogo ou anti-manchas.
Às vezes, contêm formaldeído e outras substâncias químicas indesejáveis.

Você acha que os trabalhadores que fizeram o brinquedo receberam salários justos? 

O brinquedo é realmente pouco dispendioso, mas provavelmente envolveu muito trabalho para ser feito? Se assim for, os trabalhadores podem ter sido expostos a condições de trabalho que envolve sobrecarga. As condições de trabalho com sobrecarga raramente são favoráveis ao meio ambiente. Afinal, se uma empresa não se preocupa com seus trabalhadores, por que se importaria com a Terra?


No final, práticas benéficas ao meio ambiente são como a regra de ouro - "Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você." Isto tem a ver com os nossos animais de estimação e seus brinquedos, de muitas maneiras. Se nos preocupamos com as outras pessoas - importamo-nos se elas trabalham em condições seguras não tóxicos, e que as suas comunidades são protegidos contra danos - então os brinquedos de seu bichinho de estimação certamente serão mais seguros e infundidos com amor e carinho. Certamente este é o aspecto principal das práticas favoráveis ao meio ambiente. Estamos todos juntos nisto (ou nesta Terra)


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário