sábado, 14 de fevereiro de 2015

Diagnóstico, prevenção e tratamento de cães com cálculos vesicais



Os cães, como seres humanos, podem sofrer de cálculos vesicais (também conhecido como urolitíase, cistite, uretrite, ou pedras nos rins). Esta condição, em que quantidades excessivas de "pedras" ou cristais se acumulam no aparelho urinário, provoca irritação do trato urinário e dor ao urinar. A maior parte das vezes as pedras são formadas na bexiga do cão, mas também podem se formar no rim ou na uretra. Uma vez formadas, elas agravam o revestimento do trato urinário e podem levar ao sangue na urina e dor. Em alguns casos, as pedras vão realmente bloquear o fluxo de urina, tornando assim a micção dolorosa e até mesmo impossível.

Para entender e tratar cálculos vesicais caninos:

• Tipos de pedras. 

pedras estruvite na bexiga se formam quando há algum tipo de infecção no trato urinário - por exemplo, uma infecção Staph (Staphylococcus aureus) ou uma infecção por Proteus. Mais comum em cachorros do sexo feminino e raros caso contrário, as pedras são compostas de magnésio, amônio e fosfato.

Pedras vesicais de Oxalatos de Cálcio são raras em cães fêmeas, e foram ligados a uma condição hereditária com cães que possuem defeitos nephrocalcin (a substância que, normalmente, decompõe os depósitos de cálcio).

Pedras de ácido úrico são o terceiro tipo de pedra vesical, formada quase que exclusivamente pela raça dálmata porque o fígados dos dálmatas não pode absorver o ácido úrico.

• Sintomas.

 Uma vez que os cães não podem falar, como um dono, você precisa estar ciente de quaisquer mudanças no comportamento, apetite e temperamento. Urina freqüente pode ser um sinal de uma pedra vesical. Sangue na urina do cachorro, ou "urinar boba" podem ser sinais de uma uretra parcialmente bloqueada ou afetada. Se o seu cachorro apresenta sinais de tensão, depressão, vômitos ou fraqueza, leve-o ao veterinário imediatamente. Mesmo que pedras vesicais não sejam as responsáveis, esse comportamento pode sinal de um problema grave.

• Diagnóstico. Um veterinário irá analisar o seu cão através de palpação abdominal para determinar a existência e localização das pedras. Um histórico vai determinar os tipos de cristais no sistema.

• Tratamentos. 

Se o seu cachorro tem uma uretra bloqueada ou parcialmente bloqueada, o veterinário terá de esvaziar a bexiga, o que pode ser feito através de cirurgia. No entanto, a maneira mais comum para desocupar a bexiga é alimentar seu cão com uma dieta especial com agentes que dissolvem as pedras. Estes agentes irão eliminar as pedras através de reações químicas, fazendo-as a passar na forma líquida, através do sistema do seu cão. Se a situação for muito grave, o médico pode fazer uma cirurgia para a correção imediata. Se existe uma infecção, antibióticos também serão dados. Normalmente o seu cão vai começar a se sentir melhor dentro de dez dias, se ele for alimentado com uma dieta baixa em mineral, e em proteína, junto com os agentes dissolventes.

• Perigos. 

Porque pedras vesicais são tão perigosas? Se uma pedra bloqueia a passagem da urina, as toxinas dos resíduos ficam presas no corpo e são venenosas para os animais. Sem a devida atenção para o problema, a vida do seu cão pode estar em perigo.

• Idade faz a diferença. 

Embora cães de todas as idades possam sofrer de cálculos vesicais, a condição é mais típica em cães com idade superior a dois anos.

• Dieta. 

Se você alimentar o seu cão com uma dieta rica em minerais, pode contribuir para a formação de cálculos vesicais. Dietas de elevado teor em cálcio e magnésio foram vinculadas à pedras na bexiga em cães. Altos níveis de proteína também pode ser apontados, em alguns casos, para a formação de pedras vesicais.

• Os pequenos. 

Raças menores têm pedras na bexiga com mais freqüência do que raças maiores. O Pug, Pequinês, Yorkshire terrier, Beagle, bassê, e Welsh Corgi são apenas algumas das raças que são mais suscetíveis.

• Machos. 

A uretra do sexo masculino é maior e mais lisa do que a do sexo feminino, o que torna os homens mais suscetíveis ao bloqueio das pedras na bexiga.

• Exercício. 

Cães que não têm um bom regime de exercícios podem ser suscetíveis a pedras vesicais ou problemas nos rins. Se o seu vira-lata fica confinado durante o dia e não tem muito tempo várias vezes ao dia para eliminar os seus resíduos, podem formar cristais facilmente. Leve o seu cão para passear, pelo menos, três vezes por dia.Prevenção
Como mencionado acima, dieta e exercício são fatores na formação de cristais. Fique longe de dietas altas em minerais e proteínas (sempre incluir a fibra e outras coisas legais) e certifique-se de dar muito exercício ao seu cão, pelo menos, três vezes por dia. Isso não vai apenas ajudar a manter as pedras vesicais longe, mas vai fazer-lhe um feliz animal de estimação. Sempre tenha abundância de água (limpa) para seu animal de estimação, quanto mais água ele beber, menos concentrada a urina vai ser e mais limpa vai ficar a passagem da uretra. Procure por dietas especiais e alimentos para cães que são comercializados como preventivos para pedra nos rins ou na bexiga. Pergunte ao seu veterinário qual marca ele ou ela acha que é mais eficaz.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário