terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cuidados a serem tomados com a rotina de um hamster



Texto Michelle Veronese/ Foto: Shutterstock 

Esse dentuço da família dos roedores não quer saber de calmaria e adora se exercitar. Por isso, a casa dele precisa de muitos brinquedos e acessórios

Se você caiu de amores por esse pet e está pensando em criar um, é bom saber logo que ele odeia ficar parado. Mexer o corpo, aliás, é uma questão de saúde para o hamster. “Quando ele passa muito tempo sem se exercitar, sua musculatura fica flácida e, mais adiante, isso pode levar a uma paralisia”, explica a veterinária Cynthia Carpigiani, das Faculdades Metropolitanas Unidas, de São Paulo. Além de contar com recipientes para água e comida, o lar do dentuço deve ser espaçoso e ventilado e ter vários estímulos, como barris para o pequeno se esconder e tubos por onde ele possa circular. “Esses objetos simulam o ambiente em que eles viveriam na natureza e também oferecem desafios para a curiosidade do hamster”, explica Cynthia. Segundo a veterinária, o ideal é que os tubos sejam transparentes e de acrílico.
Outro item – por sinal, obrigatório - é a bola de acrílico, onde o pet poderá praticar sua atividade favorita: correr. A vantagem do acessório, que pode ser usado dentro ou fora da gaiola, é a segurança. “As rodas de metal, por serem abertas, oferecem o risco de ele prender a pata e fraturá-la”, avisa. Para completar a decoração, forre o piso com um substrato atóxico e com pedaços de madeira para ele roer à vontade.
Brinquedo certo
Para os hamsters anões russos, a bola pequena, com 12 cm de diâmetro, é a ideal, segundo Cynthia. “Já para os sírios, o diâmetro não deve ultrapassar 16,5 cm”, sugere a veterinária. Quando eles estiverem brincando fora da gaiola, não deixe a bola perto de escadas ou ao alcance de cães e gatos curiosos. A partir de R$ 29.
Solitário, eu?
O hamster é um bicho territorialista, então, tenha cuidado ao trazer um novo amigo ou uma fêmea para dividir a gaiola com ele.
Vegetais para eles
A ração peletizada é o principal alimento deste roedor, mas é sempre bom enriquecer a dieta dele com frutas e legumes.
Rói, rói
Os dentes do hamster não param de crescer. Para gastá-los, ele precisa roer pedras de cálcio ou pedaços de madeira.
Fonte:
Meu Pet

Nenhum comentário:

Postar um comentário