quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Lidando com os medos mais comuns entre os cavalos


Cavalos são, por natureza, animais de fuga. Isso quer dizer que eles são presas de animais carnívoros na vida selvagem, e aprenderam que a melhor maneira para sobreviver é fugindo de tudo o que não for familiar. Cavalos domesticados, entretanto, não precisam mais ter medo de objetos desconhecidos. Confira as técnicas e dicas do “Encantador de Cavalos” Monty Roberts para eliminar alguns dos medos mais comuns entre esses animais.


Com suas técnicas avançadas para o treinamento de cavalos sem o uso de dor ou intimidação, Monty Roberts ensina que a melhor forma de superar medos e fobias nos cavalos é mostrá-los que o objeto que os assusta não vai machucá-los – e pode até proporcionar boas sensações. É o caso dos três medos superados a seguir: água, aparelho de tosa e sacolas plásticas.

Eu tenho dois cavalos com cinco anos; os dois tem medo de água e de tomar banho. Qual a sua recomendação?
Eu respondo essa pergunta com bastante frequência. Lembre-se que um cavalo pode ficar na chuva sem nenhum problema: é apenas quando a água sai de uma mangueira com pressão que muitos de nossos cavalos ficam com medo e tentam evitar a água e fugir do som.
Se você tem uma baia livre que possa ser molhada, ponha o cavalo com o problema nela. 

Então, pegue um banquinho ou uma mesa para que você possa alcançar o topo da parede enquanto segura a mangueira. Regule a mangueira para que inicialmente saia dela apenas um fino fio de água. Você pode direcionar esse fio de água para um ponto longe do cavalo, no início. Lentamente, faça a água se aproximar do cavalo, tocando apenas as pernas. Gradualmente, suba até que seu cavalo esteja molhado. Abaixe a direção da água e regule a mangueira para que saia com um pouco mais de pressão.
O importante é mostrar ao seu cavalo que não há nenhuma dor relacionada à mangueira ou à água que sai dela. Lembre-se que os cavalos, assim como todos os animais de fuga, são feitos pela natureza para sentirem medo de qualquer coisa que não é familiar. Depois que você o familiariza com um objeto, é provável que o medo diminua. Nossa obrigação é criar essas condições de ausência de dor para o animal.
Quando ele estiver razoavelmente confortável com esse procedimento, então você pode dar o próximo passo. Abra um pouco a porta, ponha a mangueira no chão e molhe todo o chão ao redor do cavalo. Gradualmente, suba pelas pernas e pelo corpo, enquanto ele relaxa com o processo. Se você escolher um bom dia de calor, seu cavalo vai amar a água em menos de dez minutos.
Tendo completado esses passos, você pode começar a direcionar a água para as áreas sensíveis: a cabeça, debaixo da barriga e entre as pernas traseiras. Você irá se divertir com isso se seguir bem os passos.

Minha égua não permite que ninguém chegue perto dela com uma máquina de tosar. O que eu posso fazer?
Uma técnica útil para lidar com um cavalo que tem medo de máquinas de tosar envolve usar um secador de cabelo. Seu cavalo vai se familiarizar com o som do motor elétrico, não vai sentir nenhuma dor e aproveitar o ar quente que ele produz.
Quando respondo essa pergunta em demonstrações, eu recomendo às pessoas a darem um banho no cavalo e a secarem o animal com um secador de cabelo. É uma boa ideia direcionar, gradualmente, o jato de ar para a cabeça, orelhas ou onde quer que o medo de máquinas de tosar seja evidente.
Uma vez que seu cavalo fique de pé, quieto e parado, enquanto o secador de cabelo está produzindo um jato de ar quente nas suas orelhas, você está pronto para começar a massagear as orelhas com uma mão enquanto segura o secador com a outra. O próximo passo envolve recrutar um assistente para segurar o secador enquanto você faz a tosa.
Com o Dually halter (cabresto especial desenvolvido por Monty Roberts, que não machuca o cavalo) ajudando, é importante lembrar-se de voltar à zona de conforto toda vez que seu cavalo ficar resistente ao que você está fazendo. Faça a transição devagar. Respeitar seu cavalo é essencial.

Quando estou montando meu cavalo perto de árvores ou sebes, tenho que ter muito cuidado com sacolas plásticas. Se meu cavalo vê uma flutuando na brisa, ele foge na direção oposta. É perigoso, e eu não tenho ideia do que fazer.
Independentemente da fobia visada, a sacola plástica pode ser uma boa ferramenta para tentar eliminar um medo. Eu descobri que é efetivo usar um tronco de bambu de cerca de 2,50m de comprimento. Os que eu uso tem cerca de 0,12cm de diâmetro, e são leves o suficiente para uma garotinha o segurar facilmente. Você pode comprá-los em lojas de jardinagem.
Uma sacola plástica pode ser presa em uma ponta do cano de bambu usando um elástico. Um segundo elástico pode ser usado para segurar a sacola junto ao tronco, para que ele não saia voando com a brisa.
Eu começo simplesmente esfregando o cavalo pelo corpo inteiro com a ponta do bambu que não tem o plástico. A sacola está na ponta que eu estou segurando, escondida debaixo do meu braço.
Trabalhando com o tronco, eu toco o cavalo até ele aceitá-lo em qualquer lugar que eu queira cutucá-lo. Quando vejo que o cavalo está relaxado, eu tiro o bambu. Ele logo aprenderá que a maneira de fazer o tronco ir embora é relaxando.
Quando meu cavalo está perfeitamente confortável, eu giro o bambu e repito o processo com a ponta coberta pela sacola plástica. Quando o cavalo aceita essa ponta do tronco, então eu removo o segundo elástico e permito que a sacola flutue livremente. Isso geralmente vai causar uma resposta de medo. Eu uso a mesma técnica de tirar o bambu quando ele relaxar e encostá-lo quando ele ficar tenso.
Quando meu cavalo estiver tranquilo com uma sacolinha plástica flutuante, então eu prendo quatro, cinco e seis sacolas na mesma ponta do bambu. Eu trabalho para conseguir o relaxamento completo enquanto essas sacolas se movem para cima e para baixo das costas do cavalo, esfregam-se na sua barriga, pelas pernas e mesmo no pescoço.
Se meu cavalo tiver medo de pássaros ou coisas que ficam acima dele, eu elevo as sacolas plásticas, fazendo-as voar sobre suas costas, e as faço descer pelos seus quadris, costas, cernelha, pescoço e mesmo o topo da cabeça. Quando o cavalo ficar parado durante esse procedimento, você está no caminho certo para erradicar medos e fobias de todos os tipos.
Lembre-se que a Dually halter está ali para ensinar o cavalo a não tentar fugir em qualquer ponto do processo. Se você sentir que o animal vai causar problemas, é apropriado recuar até ficar fora do alcance, e depois tentar mais uma vez.


Nenhum comentário:

Postar um comentário