domingo, 7 de dezembro de 2014

Cuidados a tomar para manter seu pet saudável e feliz neste verão


ÁGUA


Vasilha cheia de água fresca, sempre. Nesta época do ano é importante ter certeza de que seu cachorro tem bastante água e renovar é importante para mantê-la fresquinha. Se você vai passar o dia todo fora coloque mais de uma vasilha com água espalhada pela casa. E se o seu cachorro gosta de virar a água toda no chão para deitar em cima e se refrescar, saiba que existe o Comedouro Suspenso - Popware, que por ser mais alto, é mais difícil de ser virado. Se o seu cachorro fica do lado de fora da casa, certifique-se de que o prato de água está sempre na sombra. Lembre-se: no verão o sol percorre uma trajetória diferente da do inverno, verifique bem onde baterá o sol.



COMIDA


Cuidado extra com a ração, pois com a temperatura ambiente muito alta elas se estragam mais rapidamente. Para cachorros que são alimentados com comida de panela ou de lata é preciso que a comida esteja bem refrigerada enquanto não for servida. Se o seu cachorro só come ração seca veja se ela está guardada num lugar fresco, seco e ventilado.

Não deixe a comida no prato o dia todo. Trinta minutos é tempo mais do que suficiente para que seu cachorro possa comer com calma. Depois deste período de tempo, retire a comida que sobrou. Se for comida de panela ou de lata, não misture com o resto que estava na geladeira. Se for ração seca, cheque primeiro para ver se a ração restante não está úmida ou babada (atenção donos de Rottweilers, Boxers, Buldogues e outros babões). Se estiver é melhor jogar fora, pois ração molhada pode fermentar e deixar o seu cachorro doente.

Se você tem uma daquelas raças grandes ou gigantes (Dogue Alemão, Rottweiler, Fila) cheque com o seu veterinário a conveniência de mudar o hábito alimentar do seu cachorro, diminuindo a quantidade de comida a cada porção e aumentando o número de vezes que o cachorro deve ser alimentado durante o dia. O objetivo é prevenir que o cão coma muito de uma única vez, o que pode causar torção gástrica em cachorros de grande porte (e torção gástrica pode ser fatal). Pelo mesmo motivo não se deve deixar que o cachorro beba muita água de uma vez só.

Não mude a dieta do seu cachorro sem conhecimento prévio do seu veterinário, nem fique variando a ração toda hora. Seu cachorro precisa de um tempo para se ajustar a cada novo alimento que você oferece. Se for preciso mudar a ração, vá mudando aos poucos. Misture só um pouquinho da ração nova à antiga e vá mudando as proporções até que no final de 7 dias você já esteja dando apenas a ração nova. Isso evita que o seu cachorro tenha diarreias ou prisão de ventre.


PENTEADO EM DIA

Cães com uma pelagem longa e densa sofrem bastante no verão. Manter essa turma bem escovada, removendo os pelos velhos e o excesso de subpelo ajuda a refrescar quando bate uma brisa. Tenha cuidado com o hábito de raspar o pelo do seu cão muito próximo da pele, uma vez que o pelo é um importante protetor solar.

Conheça as escovas e rasqueadeiras que a BitCão comercializa e não deixe de escovar seu peludo regularmente.



EM CASA


Se você mora em casa, preste atenção se o seu cachorro tem uma área bem abrigada do sol e das chuvas de verão para descansar em todas as horas do dia. Se você mora num apartamento e costuma trancar o seu cachorro quando precisa sair, procure deixá-lo na cozinha ou área de serviço, onde ele pode ficar bem abrigado e ao mesmo tempo ter ventilação suficiente. Evite trancar o seu cachorro em banheiros, quartos de empregada e varandas, especialmente se elas recebem o sol da tarde.







NA PISCINA


Piscinas deveriam receber atenção extra em todos os dias do ano, mas no verão é ainda mais perigoso. Crianças entram e saem da piscina o tempo todo e podem deixar portões abertos, e os cães podem resolver dar um mergulhinho só para refrescar, ou para brincar com as crianças. Se o seu cachorro não foi acostumado desde pequenininho a entrar e PRINCIPALMENTE A SAIR da piscina sozinho, as chances de um acidente são grandes. Poucos cães conseguem sair de uma piscina pelas escadas verticais. A grande maioria morre afogado por pura exaustão, por isso é importante ter um Colete Salva-Vidas - Kyjen. Pense no seu cachorro como uma criança pequena e nunca permita que ele fique perto da piscina sem ficar de olho nele. Cuidado também com crianças e cachorros grandes brincado sozinhos numa piscina, especialmente se a piscina for funda. Um cachorro pode entrar em pânico e, ao tentar se apoiar numa criança para sair da água, pode acabar causando o afogamento dos pequenos. Além disso, arranhões no rosto e corpo são comuns de acontecer. Lembre-se: não deixe crianças pequenas ou cachorros perto da piscina sem supervisão.


NA RUA


Para quem leva o peludo para fazer as necessidades na rua, ou simplesmente tem o hábito de passear todos os dias, procure fazer as caminhadas mais longas só no início da manhã ou no finalzinho da tarde. Na hora do almoço, deixe-o apenas fazer as necessidades e volte para casa. Para quem gosta de longas caminhadas, lembre-se que o cachorro também precisa estar bem preparado fisicamente antes de iniciar um programa rígido de exercícios. Acostume seu cão a caminhar aos poucos. Tal como nós, um cachorro que passa o dia todo deitado no sofá vai ter dificuldades de percorrer grandes distâncias de uma só vez se não for acostumado. Lembre-se que filhotes se cansam mais rápido e que precisam de muito descanso, já que gastam muita energia para poder crescer. Cachorros velhinhos ou obesos também precisam ir mais devagar. Não force o seu cachorro a andar se ele apresenta sinais de exaustão.


Não se esqueça que nossos amigões não usam sapatos para se proteger das queimaduras do asfalto, ou mesmo do concreto. Dê preferência para caminhadas sobre a grama ou terra batida, que costumam manter uma temperatura mais fresca. Depois do passeio olhe as patas do seu amigo. Cães que normalmente andam pouco e moram em apartamento vão ficar com as patas machucadas se forem obrigados a andar por muito tempo.


Não dê muita comida logo antes de iniciar uma caminhada. Dê a comida várias horas antes do passeio ou dê pouca comida e vá oferecendo pequenos "lanchinhos" durante o trajeto. Deixe o cachorro descansar de vez em quando.


Cuidado especial nos dias quentes e úmidos. Cachorros podem desidratar e ter insolação, mesmo dentro d’água. Cães não suam pelos poros como nós, e seu sistema de resfriamento corporal é limitado se comparado com o nosso. Cachorros só possuem glândulas sudoríparas na língua e nos pés, por isso eles ficam com a língua pendurada para fora quando estão cansados ou com calor.


Faça diversas paradas à sombra e dê água para o seu cachorro frequentemente. E leve sempre, é claro, saquinhos para recolher os cocôs.



DICAS PARA PASSEIOS, NA PRAIA OU NO CAMPO


As vacinas estão em dia?
Carregue sempre água fresca e filtrada para o seu cão;
Se a praia permitir cachorros, não se esqueça de levar uma barraca de sol extra só para o cachorro se ele for grande;

Se você não mora no litoral, mas pretende passar as férias com o seu cachorro na praia, converse antes com o seu veterinário para saber da necessidade de iniciar uma medicação preventiva contra a Filária, ou verme do coração. Aproveite e peça orientação especial se o seu cachorro tem pelo branco (muito mais sujeitos a queimadura do sol). Pergunte sobre a possibilidade de usar algum protetor solar, como pasta-d’água, especialmente se seu cachorro tem alguma manchinha branca na pele, no focinho, orelha ou cabeça. Cachorros de pelo preto ou que possuem uma pelagem muito densa (Pastores, Huskies, Samoiedas) sofrem muito com o calor e podem ter insolação. Certifique-se de que eles tem bastante sombra e água fresca. Molhar o pelo regularmente pode ajudar a manter a temperatura do corpo deles mais baixa, mas não use água gelada, pois o choque térmico também faz mal;
Cuidado para não deixar que água entre nos ouvidos do cachorro;
Respeite os outros banhistas e procure saber se os peludos estão autorizados a frequentar a praia. Não leve o seu cachorro nos horários em que a praia está muito cheia e lembre-se que nem todos gostam de ter um cachorro por perto;
Se você está pensando em férias na fazenda, converse antes com o seu veterinário sobre que tipo de cuidados especiais você deve ter com o seu cachorro. Use o Frontline Spray como preventivo de carrapatos e pulgas e informe-se quais são os sintomas das doenças mais comuns caso o seu cachorro tenha contato com algum animal doente ou com parasitas;
EM HIPÓTESE ALGUMA deixe o cachorro no carro fechado nem por poucos minutos, nem que as janelas estejam um pouco abertas. A temperatura dentro de um automóvel pode chegar, em poucos minutos, a 60 graus centígrados num dia quente;
Mantenha seu cachorro na coleira o tempo todo e providencie uma plaquinha de identificação com o nome do cão e o seu endereço e telefone, inclusive código de área. Até o cachorro mais obediente do mundo pode se sentir tentado a explorar uma vizinhança nova e acabar se perdendo.

Sejam quais forem os seus planos de férias ou passeios com o seu cachorro, lembre-se que você é responsável pelos atos do seu animal. Muitos lugares como parques e praias não permitem a entrada de cães, pois as pessoas alegam que os donos não conseguem manter seus cães sob controle. Não contribua para que estas pessoas tenham razão. Mantenha seu cão na coleira, não deixe que ele pule em pessoas desconhecidas, nem permita que ele brigue ou persiga outros cães. Leve sempre com você saquinhos ou jornal para recolher o cocô do chão.

Com estes simples cuidados, as suas férias e as do seu peludão vão ser bem mais agradáveis!



Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário